Indústria fonográfica brasileira bateu recorde de faturamento mundial em 2022
Por Bruce William
Postado em 04 de maio de 2023
De acordo com o Blog do Amaury Jr. no UOL informação da IFPI, Federação Internacional da Indústria Fonográfica, relata que a indústria de música brasileira teve um crescimento acima da média mundial em 2022. Ao que consta, o mercado global da música aumentou em 9% em comparação ao ano anterior enquanto o mercado brasileiro cresceu no mesmo período 15,4%, com isto alcançando a nona posição no ranking global.
Impulsionado principalmente pelos serviços de streaming, que representaram 86,2% do total das receitas, o setor arrecadou R$ 2,5 bilhões no ano passado, e uma entidade do meio chamada Pro-Música também destaca que o setor fonográfico brasileiro tem crescido há seis anos consecutivos, gerando empregos e promovendo a música brasileira no cenário internacional.
Entretanto, a pandemia de coronavírus impactou negativamente a renda dos trabalhadores da música no país, com 89% deles tendo perdido renda em 2021, de acordo com dados da União Brasileira de Compositores (UBC) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Apesar desses desafios, a indústria fonográfica brasileira conseguiu continuar faturando e, em 2022, superou a média mundial, entrando no Top 10 da indústria global de música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps