Quando jovem, Eddie Van Halen foi esnobado por Ritchie Blackmore e John Bonham
Por André Garcia
Postado em 31 de julho de 2023
"Jamais conheça seus ídolos" é um recorrente conselho no meio musical, visando evitar a decepção de ser mal-tratado por algum deles. Isso já aconteceu até com Eddie Van Halen.
Em 1979, ele já era o maior guitarrista do planeta. Quatro anos antes, a situação era totalmente diferente. Antes do lançamento do álbum de estreia da banda que levava seu sobrenome, ele ainda não passava de um anônimo. Não estava muito à frente dos demais aspirantes a rockstar que disputavam espaço em clubes e festinhas sonhando chegar à primeira prateleira.
Foi nessa época que ele levou uma esnobada de Ritchie Blackmore, que levou para o coração, guardando rancor por anos:
"Blackmore eu costumava odiar", contou à Guitar Player em 1979, "porque o conheci uma vez no Rainbow, com John Bonham, quando [o Van Halen] ainda tocava tocando em clubes. Sabe, eu cresci ouvindo ele. Corri para cumprimentá-los, e os dois simplesmente olharam para mim e disseram: 'Quem é você? Vaza.' Aquilo me deixou puto! Até hoje lembro disso. Recentemente, o Rainbow tocou na Long Beach Arena. Eu fui lá. Isso foi logo depois que eu ganhei o prêmio de Melhor Guitarrista [pelos leitores da Guitar Player] [...] Fui até ele com sangue nos olhos, sabe? Minha vontade era dizer, 'Aí, filho da p*ta, lembra de mim? De uns três anos atrás, quando você me tratou que nem um m*rda?' Mas acabei desistindo. Só cumprimentei. E ele me reconheceu (suponho que só pelos dos discos e do rádio), me elogiou."
A reação de Eddie Van Halen a comparações com Ritchie Blackmore
Em entrevista para a Classic Rock em 1978, o jovem Eddie respondeu a comparações com Ritchie Blackmore e Jeff Beck.
Classic Rock: Parece que tem influências de Ritchie Blackmore no seu jeito de tocar.
Eddie Van Halen: Desde os últimos cinco ou seis anos eu realmente não fiquei mais vidrado em apenas um guitarrista. Eu curto todo mundo. Eu ouvia Blackmore e [Jeff] Beck, principalmente o 'Wired', eu curto aquelas coisas. Antes daquilo, eu não me ligava nele. Eu não curtia ele com o Beck, Bogert & Appice. Mas o guitarrista que eu diria que mais me influenciou foi [Eric] Clapton.
Leia mais em:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps