As coincidências entre trajetória de altos e baixos de Nenhum de Nós e Biquini Cavadão
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de setembro de 2023
As bandas Nenhum de Nós e Biquini Cavadão apresentam algumas similaridades no que diz respeito a como lidaram com suas carreiras. Ambas tiveram problemas com gravadoras, precisaram lidar com sucesso inesperado e buscaram se reinventar indo para outro selo.

Quem conta um pouco sobre a trajetória das duas bandas é Bruno Gouveia, vocalista do Biquini, que lembrou que ambas as bandas eram amigas uma das outras e estavam na PolyGram nos anos 1980. A entrevista foi para o Corredor 5.
"Coincidências... O Nenhum de Nós surgiu de uma forma peculiar, com atuação do produtor Reinaldo Barriga, que estava produzindo os discos do Nenhum de Nós enquanto a banda ainda estava em seus estágios iniciais, aprendendo e se desenvolvendo. Eles tiveram que lidar com o desafio de gerenciar esse crescimento.
Uma coisa curiosa é que permanecemos na mesma gravadora por quatro discos. Nós encerramos nosso contrato com a gravadora depois de lançarmos um álbum com várias músicas que estavam sendo tocadas, e eles tocaram muito também nas rádios nessa época
Inclusive, eles ganharam um prêmio da MTV na época, quando o VMB estava começando. Foram escolhidos como os vencedores e até viajaram para Los Angeles. Estavam em um bom momento.
No entanto, as coisas mudaram. Nós saímos da gravadora e fomos para a Sony, enquanto eles foram para a Universal. Infelizmente, eles não se entenderam com o Maynard de forma alguma, e nós também não conseguimos nos entender com a Sony. Acabamos lançando apenas mais um disco lá.
O Nenhum de Nós lançou um álbum ao vivo no Teatro São Pedro, que foi um grande disco. Tivemos nossos altos e baixos. Mesmo quando pensávamos que as coisas iam dar certo, nem sempre funcionavam, embora tenhamos lançado músicas incríveis e álbuns que considero fantásticos".
O sucesso do Nenhum de Nós
O sucesso "Camila, Camila", do Nenhum de Nós, é sem dúvida o maior clássico da banda gaúcha, e foi lançado no álbum que leva o nome do grupo em 1987. Em uma entrevista exclusiva ao Inteligência Ltda., o vocalista Thedy Corrêa compartilhou insights sobre a canção que marcaram uma geração.
"‘Camila’ é uma história que se inspirou em eventos reais, envolvendo uma jovem que, ironicamente, desconhece o fato de que a música foi criada tendo-a como fonte de inspiração. Na época em que a compusemos, em 1986, questões relacionadas a relações abusivas e violência eram raramente discutidas. Isso explica a linha da letra que diz: ‘Havia algo de insano naqueles olhos’. Quando menciono a festa na música, estou fazendo referência aos eventos sociais que frequentávamos, onde testemunhávamos casais brigando.
O rapaz costumava insultar a garota na frente de todos e, em seguida, voltava para casa. Ela permanecia lá, chorando e esperando o amanhecer. A música captura essas experiências em primeira pessoa. A garota não era levada a sério, e na parte em que digo: ‘Era assim que as coisas aconteciam’, ela testemunhava a situação, embora as pessoas ao redor não compreendessem a profundidade do problema. Aqueles que já vivenciaram uma relação abusiva imediatamente identificavam a mensagem.
Desde o lançamento da música, recebemos relatos de pessoas que se identificaram com a história, homens e mulheres, que compartilhavam experiências pessoais como a 'Camila' da vida real. Foram muitas histórias e, até hoje, continuamos a receber depoimentos. Descobrimos, através do IBGE, que antes da explosão da música, havia 26 mil Camilas no Brasil. Depois disso, o número saltou para 210 mil. As pessoas passaram a batizar suas filhas com esse nome, o que demonstra o impacto duradouro da canção. Em outras palavras, cerca de 180 mil pessoas foram batizadas com o nome 'Camila' graças ao sucesso da música".
O sucesso do Biquini Cavadão
Em post de Jhony Uriel no Whiplash.Net, o redator analisou a trajetória e sucesso do Biquini Cavadão.
No texto, é lembrado do sucesso inicial com o lançamento da canção "Tédio", que se tornou um dos principais hits da banda. Alguns dos membros já se conheciam antes de formarem a banda e tocavam juntos, mas só consideraram a banda como profissional quando perceberam que haviam alcançado esse nível. O grupo lançou diversos trabalhos, incluindo CDs, DVDs, coletâneas e especiais, realizou turnês e apresentou-se em todo o país.
O nome do grupo foi inspirado por Herbert Vianna, outro renomado músico brasileiro. Apesar de um início promissor, a banda surpreendeu a todos ao lançar uma série de outros hits, como "Janaína", "Soltos pelo Ar", "Roda Gigante", "Vento Ventania", "Zé Ninguém", "No Mundo da Lua", "Inseguro de Vida", "Timidez" e muitos outros sucessos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
O "maior" álbum do Led Zeppelin, de acordo com Jimmy Page; "Não há dúvida disso"
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Os três estados brasileiros em que Humberto Gessinger é maior, segundo ex-membro
O que João Gordo, Nando Reis e outros músicos brasileiros pensavam dos Mamonas Assassinas
O único grande hit do rock nacional que protestou contra o confisco de Collor
A opinião do Biquini Cavadão sobre "Adultério", versão de Mr. Catra para "Tédio"


