A banda citada por Gilmour ao falar sobre o legado do Pink Floyd, que Waters quase aprovou
Por Bruce William
Postado em 26 de outubro de 2023
O Pink Floyd é uma icônica banda de rock britânica que se destacou por sua abordagem inovadora e conceitual à música. Formada em Londres em 1965, a banda tornou-se conhecida por suas letras filosóficas com músicas atmosféricas em álbuns temáticos que se tornaram clássicos como "The Dark Side of the Moon" e "The Wall". Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright, além do membro fundador Syd Barrett, fizeram com que o Pink Floyd deixasse uma marca indelével na história da música, e a banda continua a ser uma das mais influentes e reverenciadas.
E em uma entrevista à Billboard em 2006, resgatada pela Far Out Magazine, perguntaram a David Gilmour se ele achava que existiam bandas atuais conduzindo adiante o legado musical do Pink Floyd. Embora o guitarrista se sentisse inseguro em usar a palavra "legado", Gilmour disse que, se alguma banda estava assumido esta posição, esta banda seria o Radiohead. "Não sei se estão assumindo o legado, mas há muitas pessoas que tentaram muito mover a música em uma direção diferente e segui-la à sua maneira. Tem o Radiohead, obviamente".
Não foi a primeira menção de Gilmour ao Radiohead. Lá em 1999, durante entrevista com a revista Q, ele foi questionado sobre o que achava do álbum "OK Computer", de 1997. E surpreendentemente Gilmour revelou que preferia o segundo disco deles, "The Bends" de 1995, que era mais focado em guitarras. Nas palavras de Gilmour: "Sou fã do Radiohead. Eles são realmente bons. Mas, na verdade, eu prefiro o álbum anterior. Como se chama mesmo? 'The Bends', esse mesmo!"
Roger Waters também falou sobre o Radiohead lá no começo dos anos 2000. Conforme transcrito por André Garcia, ao ser perguntado pela Rolling Stone se conhecia a banda, Waters disse que sim, havia sido apresentado pelo filho, que lhe deu de presente o "Ok Computer": "Eu curti bastante! Pensei que teria só umas duas ou três músicas realmente boas". Mas a boa vontade em relação à banda se encerrou quando ele conheceu outro disco, o "Amnesiac": "Ouvi uma vez no carro e pensei: 'Bacana, mas não dá para mim não…' Sabe, [fiquei pensando, tipo] "Cadê meu Neil Young? Cadê meus discos de John Lennon?".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps