A banda citada por Gilmour ao falar sobre o legado do Pink Floyd, que Waters quase aprovou
Por Bruce William
Postado em 26 de outubro de 2023
O Pink Floyd é uma icônica banda de rock britânica que se destacou por sua abordagem inovadora e conceitual à música. Formada em Londres em 1965, a banda tornou-se conhecida por suas letras filosóficas com músicas atmosféricas em álbuns temáticos que se tornaram clássicos como "The Dark Side of the Moon" e "The Wall". Roger Waters, David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright, além do membro fundador Syd Barrett, fizeram com que o Pink Floyd deixasse uma marca indelével na história da música, e a banda continua a ser uma das mais influentes e reverenciadas.
Pink Floyd - Mais Novidades
E em uma entrevista à Billboard em 2006, resgatada pela Far Out Magazine, perguntaram a David Gilmour se ele achava que existiam bandas atuais conduzindo adiante o legado musical do Pink Floyd. Embora o guitarrista se sentisse inseguro em usar a palavra "legado", Gilmour disse que, se alguma banda estava assumido esta posição, esta banda seria o Radiohead. "Não sei se estão assumindo o legado, mas há muitas pessoas que tentaram muito mover a música em uma direção diferente e segui-la à sua maneira. Tem o Radiohead, obviamente".
Não foi a primeira menção de Gilmour ao Radiohead. Lá em 1999, durante entrevista com a revista Q, ele foi questionado sobre o que achava do álbum "OK Computer", de 1997. E surpreendentemente Gilmour revelou que preferia o segundo disco deles, "The Bends" de 1995, que era mais focado em guitarras. Nas palavras de Gilmour: "Sou fã do Radiohead. Eles são realmente bons. Mas, na verdade, eu prefiro o álbum anterior. Como se chama mesmo? 'The Bends', esse mesmo!"
Roger Waters também falou sobre o Radiohead lá no começo dos anos 2000. Conforme transcrito por André Garcia, ao ser perguntado pela Rolling Stone se conhecia a banda, Waters disse que sim, havia sido apresentado pelo filho, que lhe deu de presente o "Ok Computer": "Eu curti bastante! Pensei que teria só umas duas ou três músicas realmente boas". Mas a boa vontade em relação à banda se encerrou quando ele conheceu outro disco, o "Amnesiac": "Ouvi uma vez no carro e pensei: 'Bacana, mas não dá para mim não…' Sabe, [fiquei pensando, tipo] "Cadê meu Neil Young? Cadê meus discos de John Lennon?".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música sem riff de guitarra nem refrão forte que virou um dos maiores clássicos do rock
Alissa White-Gluz reflete sobre ser injustiçada e simbologia do Blue Medusa
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
"IA é o demônio", opina Michael Kiske, vocalista do Helloween
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Guns N' Roses estreia músicas novas na abertura da turnê mundial; confira setlist
O clássico do Raimundos que deixou o baterista Fred chocado
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
Red Hot Chili Peppers está prestes a emplacar sétima música no Clube do Bilhão do Spotify
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Joe Bonamassa lançará show em tributo a Rory Gallagher
Dani Filth promete Cradle of Filth mais pesado em novo disco
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire


Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Os 100 melhores discos dos anos 70, segundo a Ultimate Classic Rock
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A confusão de Roger Waters quando ele viu Jimi Hendrix pela primeira vez
A canção que fez o Pink Floyd mudar de direção para se tornar a banda que a gente ama


