Erik Grönwall diz que está aliviado por ter saído do Skid Row
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de março de 2024
A banda de Hard Rock Skid Row recentemente anunciou a saída do vocalista sueco Erik Grönwall. O motivo da separação é a saúde de Erik, que teve leucemia em 2021 e decidiu se ausentar da vida na estrada.
Skid Row - Mais Novidades
"Tive a oportunidade de me juntar a essa incrível banda seis meses após meu tratamento contra a leucemia. E um mês depois disso, eu estava em uma turnê mundial com o SKID f**** ROW. Uau! Foi um sonho que se tornou realidade. No entanto, foi um desafio fazer uma turnê mundial com um sistema imunológico debilitado, resultado do meu transplante de medula óssea.
Respeito e entendo que o Skid Row é uma banda de turnê, mas como não posso priorizar minha saúde estando na banda, decidi que é melhor para mim me afastar", afirmou Erik, em comunicado publicado nas mídias sociais do Skid Row.
Erik, que gravou apenas um disco com o Skid Row ("The Gang's All Here", de 2022), deu mais detalhes sobre sua saída em um vídeo divulgado no seu canal do Youtube nesta sexta-feira (29 de março). O cantor disse que está aliviado por ter deixado o grupo, como pode ser conferido na transcrição publicada pelo site Blabbermouth.
"Eu me sinto aliviado, de certa forma. Estou feliz por ter divulgado [a saída], por não ter que esconder isso de vocês. Acho que a palavra que estou procurando é ambivalente", relatou Erik, que agradeceu o apoio dos fãs e falou sobre o atual estado de sua saúde.
"Antes de mais nada, deixe-me dizer que estou impressionado com sua compreensão, seus comentários, o amor e o apoio que vocês me deram desde que anunciamos [a separação]. É incrível. Muito obrigado por serem os melhores fãs do mundo.
Como eu disse no anúncio, a principal razão pela qual decidi deixar a banda é porque tem sido muito difícil e muito desafiador priorizar minha saúde e recuperação total sendo o vocalista da banda. E não é como se eu tivesse acordado ontem e decidido dizer: 'Ooh. Essa é uma ideia horrível’ (...). Isso é algo que estou considerando há muito tempo. A primeira vez que falei sobre isso e solicitei um melhor equilíbrio nas turnês foi em 2022.
A maioria de vocês que me acompanham já sabe disso, mas para aqueles que não sabem, vou dar algumas informações básicas. Em 2021, eu estava fazendo tratamento contra leucemia e, como resultado dos tratamentos e do transplante de medula óssea que fiz, meu sistema imunológico ficou debilitado. Você pode pensar em meu sistema imunológico como o de uma criança de quatro anos que traz para casa todo tipo de merda e vírus da pré-escola. Então, eu pego praticamente tudo. Demora um pouco para o sistema imunológico desenvolver essa resistência novamente, mas meu sistema imunológico está ficando mais forte a cada dia. Essa é a boa notícia.
No entanto, ainda estou fazendo check-ups regulares, como exames de sangue, no departamento de hematologia de um hospital na Suécia. Mas essa parte tem se mostrado muito desafiadora, mantendo o cronograma e a demanda do Skid Row. E, como tenho certeza de que todos entendem, tenho muito respeito pelo meu histórico médico e pela minha saúde para me levar ao limite."
Em outro trecho de seu vídeo, Erik afirmou que está bem de saúde, porém, continuar com as turnês seria complicado.
"Eu só quero dizer, antes que a mídia comece com toda essa merda de clickbait, deixe-me ser perfeitamente claro. Ouçam com atenção: Eu não estou doente. E não é que eu não queira fazer uma turnê. Adoro estar na estrada. Só preciso de um equilíbrio melhor. E, é claro, tentamos encontrar o equilíbrio certo juntos como uma banda várias vezes. Mas, no final das contas, percebi que era melhor para mim simplesmente me afastar.
Há muitas pessoas que dependem de ganhar a vida com o Skid Row. E estar na estrada é onde o dinheiro está hoje em dia. Então, eu entendo perfeitamente que as pessoas precisam continuar fazendo turnês. E sinto que é difícil dizer isso sem parecer um mártir."
O ex-vocalista do Skid Row também disse que fazer turnês era "um fardo", e que não conseguiu se divertir.
"Na verdade, tem sido um fardo fazer uma turnê com um novo sistema imunológico - não apenas sabendo que estou me esforçando intencionalmente, mas também sabendo que se eu ficar doente na estrada, o que é mais provável com um novo sistema imunológico, não há ninguém que possa me substituir.
Tivemos nosso incrível técnico de guitarra, e não consigo expressar o quanto amo esse cara, mas nosso técnico de guitarra, Casey, substituiu Snake [Dave Sabo, guitarra] e Rachel [Bolan, baixo] quando eles ficaram doentes. Mas quando fiquei doente na estrada, tivemos que cancelar, remarcar shows e, honestamente, não é uma situação divertida de se estar.
Então, espere? Tudo isso está acontecendo por minha causa? Não é bom para a banda, não é bom para a equipe, não é bom para os fãs, não é bom para os promotores, não é bom para a equipe do Skid Row. Tudo isso também tornou as coisas menos divertidas para mim. Eu realmente não me diverti.
Eu adoro cantar. Adoro ser um artista. Adoro fazer turnês, mas não estava feliz. Eu entendo e respeito o fato de o Skid Row ser uma banda de turnê, mas, como eu disse aos caras, se eu não puder priorizar minha saúde, então não sou o cara certo para o trabalho."
O vídeo completo (com legendas em português) pode ser conferido no canal oficial de Erik.
Lzzy Hale, guitarrista e vocalista da banda Halestorm, foi escolhida como substituta temporária de Erik.
Erik Grönwall fora do Skid Row
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Ritchie Blackmore faz rara aparição pública e rasga elogios a Bryan Adams
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament
Lzzy Hale brinca e diz que não sabe qual calça de couro vai usar em shows do Skid Row
Skid Row anuncia a saída de Erik Grönwall, que será temporariamente substituído por Lzzy Hale
6 bandas que são chamadas de metal farofa mas não deveriam, de acordo com a Loudwire
Sebastian Bach destrata fã que pediu um abraço
Sebastian Bach acredita que reunião do Skid Row daria muito certo
"Façam pelos fãs": Mike Portnoy pede reuniões de Pink Floyd e Skid Row
Baixista do Skid Row irlandês solta o verbo e diz que nome da banda foi roubado
Público pequeno, guitarra desafinada e "cano" do baixista marcaram primeiro show do Sepultura
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons
O clássico dos Beatles que John Lennon queria ter cantado: "Paul McCartney não cantou bem"
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)


