Erik Grönwall diz que está aliviado por ter saído do Skid Row
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de março de 2024
A banda de Hard Rock Skid Row recentemente anunciou a saída do vocalista sueco Erik Grönwall. O motivo da separação é a saúde de Erik, que teve leucemia em 2021 e decidiu se ausentar da vida na estrada.
"Tive a oportunidade de me juntar a essa incrível banda seis meses após meu tratamento contra a leucemia. E um mês depois disso, eu estava em uma turnê mundial com o SKID f**** ROW. Uau! Foi um sonho que se tornou realidade. No entanto, foi um desafio fazer uma turnê mundial com um sistema imunológico debilitado, resultado do meu transplante de medula óssea.
Respeito e entendo que o Skid Row é uma banda de turnê, mas como não posso priorizar minha saúde estando na banda, decidi que é melhor para mim me afastar", afirmou Erik, em comunicado publicado nas mídias sociais do Skid Row.
Erik, que gravou apenas um disco com o Skid Row ("The Gang's All Here", de 2022), deu mais detalhes sobre sua saída em um vídeo divulgado no seu canal do Youtube nesta sexta-feira (29 de março). O cantor disse que está aliviado por ter deixado o grupo, como pode ser conferido na transcrição publicada pelo site Blabbermouth.
"Eu me sinto aliviado, de certa forma. Estou feliz por ter divulgado [a saída], por não ter que esconder isso de vocês. Acho que a palavra que estou procurando é ambivalente", relatou Erik, que agradeceu o apoio dos fãs e falou sobre o atual estado de sua saúde.
"Antes de mais nada, deixe-me dizer que estou impressionado com sua compreensão, seus comentários, o amor e o apoio que vocês me deram desde que anunciamos [a separação]. É incrível. Muito obrigado por serem os melhores fãs do mundo.
Como eu disse no anúncio, a principal razão pela qual decidi deixar a banda é porque tem sido muito difícil e muito desafiador priorizar minha saúde e recuperação total sendo o vocalista da banda. E não é como se eu tivesse acordado ontem e decidido dizer: 'Ooh. Essa é uma ideia horrível’ (...). Isso é algo que estou considerando há muito tempo. A primeira vez que falei sobre isso e solicitei um melhor equilíbrio nas turnês foi em 2022.
A maioria de vocês que me acompanham já sabe disso, mas para aqueles que não sabem, vou dar algumas informações básicas. Em 2021, eu estava fazendo tratamento contra leucemia e, como resultado dos tratamentos e do transplante de medula óssea que fiz, meu sistema imunológico ficou debilitado. Você pode pensar em meu sistema imunológico como o de uma criança de quatro anos que traz para casa todo tipo de merda e vírus da pré-escola. Então, eu pego praticamente tudo. Demora um pouco para o sistema imunológico desenvolver essa resistência novamente, mas meu sistema imunológico está ficando mais forte a cada dia. Essa é a boa notícia.
No entanto, ainda estou fazendo check-ups regulares, como exames de sangue, no departamento de hematologia de um hospital na Suécia. Mas essa parte tem se mostrado muito desafiadora, mantendo o cronograma e a demanda do Skid Row. E, como tenho certeza de que todos entendem, tenho muito respeito pelo meu histórico médico e pela minha saúde para me levar ao limite."
Em outro trecho de seu vídeo, Erik afirmou que está bem de saúde, porém, continuar com as turnês seria complicado.
"Eu só quero dizer, antes que a mídia comece com toda essa merda de clickbait, deixe-me ser perfeitamente claro. Ouçam com atenção: Eu não estou doente. E não é que eu não queira fazer uma turnê. Adoro estar na estrada. Só preciso de um equilíbrio melhor. E, é claro, tentamos encontrar o equilíbrio certo juntos como uma banda várias vezes. Mas, no final das contas, percebi que era melhor para mim simplesmente me afastar.
Há muitas pessoas que dependem de ganhar a vida com o Skid Row. E estar na estrada é onde o dinheiro está hoje em dia. Então, eu entendo perfeitamente que as pessoas precisam continuar fazendo turnês. E sinto que é difícil dizer isso sem parecer um mártir."
O ex-vocalista do Skid Row também disse que fazer turnês era "um fardo", e que não conseguiu se divertir.
"Na verdade, tem sido um fardo fazer uma turnê com um novo sistema imunológico - não apenas sabendo que estou me esforçando intencionalmente, mas também sabendo que se eu ficar doente na estrada, o que é mais provável com um novo sistema imunológico, não há ninguém que possa me substituir.
Tivemos nosso incrível técnico de guitarra, e não consigo expressar o quanto amo esse cara, mas nosso técnico de guitarra, Casey, substituiu Snake [Dave Sabo, guitarra] e Rachel [Bolan, baixo] quando eles ficaram doentes. Mas quando fiquei doente na estrada, tivemos que cancelar, remarcar shows e, honestamente, não é uma situação divertida de se estar.
Então, espere? Tudo isso está acontecendo por minha causa? Não é bom para a banda, não é bom para a equipe, não é bom para os fãs, não é bom para os promotores, não é bom para a equipe do Skid Row. Tudo isso também tornou as coisas menos divertidas para mim. Eu realmente não me diverti.
Eu adoro cantar. Adoro ser um artista. Adoro fazer turnês, mas não estava feliz. Eu entendo e respeito o fato de o Skid Row ser uma banda de turnê, mas, como eu disse aos caras, se eu não puder priorizar minha saúde, então não sou o cara certo para o trabalho."
O vídeo completo (com legendas em português) pode ser conferido no canal oficial de Erik.
Lzzy Hale, guitarrista e vocalista da banda Halestorm, foi escolhida como substituta temporária de Erik.
Erik Grönwall fora do Skid Row
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps