Pub onde o Black Sabbath fez seu primeiro show é tombado como patrimônio cultural
Por André Garcia
Postado em 16 de março de 2024
Quem já jogou a série Uncharted deve lembrar bem da frase Sic Parvis Magna. Carregada pelo protagonista Nathan Drake — um lema criado por seu antepassado, navegante inglês Sir Francis Drake —, em latim representa a inerente grandeza dos pequenos começos. Tudo que hoje é gigante, um dia começou com o primeiro passo.
Black Sabbath - Mais Novidades
No caso do Black Sabbath, o primeiro passo foi quando Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward ainda se chamavam Earth. Em 1968, o quarteto se apresentou pela primeira vez no pequeno pub Henry's Blueshouse, que pela mesma época era frequentado por Robert Plant e John Bonham antes do Led Zeppelin. O bar ficava situado sobre a tradicional hospedaria The Crown Inn, construída no centro de Birmingham em 1881, já tendo hospedado nomes de peso como Judas Priest, The Who e Thin Lizzy.
Infelizmente, ela fechou as portas em 2014 após ser comprada por uma empresa japonesa. E foi justamente por preocupação com sua preservação que, conforme publicado pela Blabbermouth, agora a The Crown foi listada pelo governo como Grade II. Na Inglaterra, prédios e construções públicas podem ser listados como Grade II, o que significa se tratar de locais de interesse popular. Na prática, é uma forma de o governo garantir que todas as devidas medidas sejam tomadas para sua preservação. Algo bem parecido com nossos patrimônios culturais, como a Cidade Histórica de Ouro Preto, as Ruínas de São Miguel das Missões e Brasília.
Tony Iommi comemorou a notícia: "Cidades de todo o Reino Unido estão protegendo seu patrimônio musical, e Birmingham não pode ficar para trás.
O Crown tem um significado enorme para nós [do Black Sabbath] e para muitas outras bandas de sucesso. Foi um dos poucos locais que apoiou a emergente cena do rock como um clube de blues e foi o local do nosso primeiro show."
A diretora da História Inglesa da região de Midlands Louise Brennan disse: "O Crown é um edifício único com história escrita em suas paredes. É um marco cultural de Birmingham que, apropriadamente, está quase à vista de Ozzy, o touro, na New Street Station; fico muito satisfeita por estar sendo reconhecido com o status de Grade II Listed. O heavy metal é um presente que Birmingham deu ao mundo, e o The Crown é parte dessa história".
O historiador musical Jez Collins, fundador do Arquivo Musical de Birmingham, disse: "O Crown ocupa um lugar internacionalmente especial para o setor musical: foi o local onde o Black Sabbath, então chamado Earth, tocou pela primeira vez músicas que apareceriam em seus dois primeiros álbuns clássicos. Na verdade, o palco em que Ozzy, Tony, Geezer e Bill tocaram pela primeira vez ainda está lá!"
Fica a torcida para que o local seja restaurado como era na época e que seja incorporado ao circuito turístico de Birmingham — a cidade natal do metal britânico (afinal de contas, de lá veio não só o Black Sabbath como também o Judas Priest).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps