Pub onde o Black Sabbath fez seu primeiro show é tombado como patrimônio cultural
Por André Garcia
Postado em 16 de março de 2024
Quem já jogou a série Uncharted deve lembrar bem da frase Sic Parvis Magna. Carregada pelo protagonista Nathan Drake — um lema criado por seu antepassado, navegante inglês Sir Francis Drake —, em latim representa a inerente grandeza dos pequenos começos. Tudo que hoje é gigante, um dia começou com o primeiro passo.
Black Sabbath - Mais Novidades
No caso do Black Sabbath, o primeiro passo foi quando Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward ainda se chamavam Earth. Em 1968, o quarteto se apresentou pela primeira vez no pequeno pub Henry's Blueshouse, que pela mesma época era frequentado por Robert Plant e John Bonham antes do Led Zeppelin. O bar ficava situado sobre a tradicional hospedaria The Crown Inn, construída no centro de Birmingham em 1881, já tendo hospedado nomes de peso como Judas Priest, The Who e Thin Lizzy.
Infelizmente, ela fechou as portas em 2014 após ser comprada por uma empresa japonesa. E foi justamente por preocupação com sua preservação que, conforme publicado pela Blabbermouth, agora a The Crown foi listada pelo governo como Grade II. Na Inglaterra, prédios e construções públicas podem ser listados como Grade II, o que significa se tratar de locais de interesse popular. Na prática, é uma forma de o governo garantir que todas as devidas medidas sejam tomadas para sua preservação. Algo bem parecido com nossos patrimônios culturais, como a Cidade Histórica de Ouro Preto, as Ruínas de São Miguel das Missões e Brasília.
Tony Iommi comemorou a notícia: "Cidades de todo o Reino Unido estão protegendo seu patrimônio musical, e Birmingham não pode ficar para trás.
O Crown tem um significado enorme para nós [do Black Sabbath] e para muitas outras bandas de sucesso. Foi um dos poucos locais que apoiou a emergente cena do rock como um clube de blues e foi o local do nosso primeiro show."
A diretora da História Inglesa da região de Midlands Louise Brennan disse: "O Crown é um edifício único com história escrita em suas paredes. É um marco cultural de Birmingham que, apropriadamente, está quase à vista de Ozzy, o touro, na New Street Station; fico muito satisfeita por estar sendo reconhecido com o status de Grade II Listed. O heavy metal é um presente que Birmingham deu ao mundo, e o The Crown é parte dessa história".
O historiador musical Jez Collins, fundador do Arquivo Musical de Birmingham, disse: "O Crown ocupa um lugar internacionalmente especial para o setor musical: foi o local onde o Black Sabbath, então chamado Earth, tocou pela primeira vez músicas que apareceriam em seus dois primeiros álbuns clássicos. Na verdade, o palco em que Ozzy, Tony, Geezer e Bill tocaram pela primeira vez ainda está lá!"
Fica a torcida para que o local seja restaurado como era na época e que seja incorporado ao circuito turístico de Birmingham — a cidade natal do metal britânico (afinal de contas, de lá veio não só o Black Sabbath como também o Judas Priest).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
"Comportamento de um ex-membro" impede Dave Mustaine de promover reunião do Megadeth
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock


O período da carreira do Black Sabbath que Tony Iommi considera caótico e frustrante
Como "Paranoid", do Black Sabbath, impactou o guitarrista Andreas Kisser
Geezer Butler e Tony Iommi homenageiam Ozzy Osbourne, que faria 77 anos nesta quarta-feira
Cozy Powell sugeriu "Satanic Verses" como nome de álbum do Black Sabbath
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
A música do Black Sabbath que "não tinha morte o suficiente", segundo Cozy Powell
Tony Iommi escolhe o maior guitarrista de todos os tempos; "meu ídolo"
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Em 2000, Ozzy Osbourne e Tony Iommi gravaram com o Wu-Tang Clan
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley


