Supergrupo Category 7 lança seu primeiro single e anuncia detalhes de disco de estreia
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de maio de 2024
A banda Category 7, que conta em sua formação com o vocalista John Bush (Armored Saint, ex-Anthrax), os guitarristas Mike Orlando (Adrenaline Mob, Sonic Universe, Noturnall) e Phil Demmel (Machine Head, Kerry King, Vio-Lence), o baixista Jack Gibson (Exodus) e o baterista Jason Bittner (Shadows Fall, Overkill), lançou seu primeiro single nesta quinta-feira (2 de maio). Intitulada "In Stitches", a música em questão é uma das faixas do debut autointitulado do grupo, que tem 10 faixas e será lançado no dia 26 de julho, via Metal Blade Records.

"A música fica pesada, é thrash às vezes, mas se abre nos versos e, então, a bateria com bumbo duplo entra e derruba você da cadeira, mas de uma maneira ótima", diz Orlando.
"Li um artigo sobre uma mulher grávida sem moradia chamada Stitches, que morava em Los Angeles e obviamente levava uma vida muito difícil, agravada por doenças mentais e abuso de drogas. A situação dos acampamentos em minha amada cidade me deixa arrasada. Eu me equilibro entre a empatia séria e a raiva completa. A combinação de imaginar a vida dela e meu próprio tumulto interno me levou a um estado de insanidade quase humorístico enquanto escrevia essa abertura contundente do álbum", afirma o vocalista John Bush.
O clipe de "In Stitches" pode ser assistido no player a seguir.
O Category 7, nomeado em homenagem à designação numérica das tempestades de vento mais poderosas, surgiu de um grupo de músicos que se esforçavam para tocar músicas que amavam e que não estavam ouvindo em nenhum outro lugar, e queriam fazer isso com companheiros de banda com quem gostavam de estar junto.
Orlando e Demmel tornaram-se amigos depois de participarem de uma série de homenagens ao falecido guitarrista do Ozzy Osbourne, Randy Rhoads. As sementes do Category 7 foram então cimentadas em uma noite, alguns anos depois, quando Orlando foi ao clube de metal Dingbatz, em Clifton, Nova Jersey, enquanto Demmel estava substituindo a guitarra solo do Overkill, que também contava com o baterista do Shadows Fall, Jason Bittner.
"Estávamos saindo e nos divertindo muito e, entre uma cerveja e outra, pensamos: 'Ei, precisamos fazer alguma coisa’", lembra Demmel. "Precisamos compor algumas músicas novas. Temos três quintos de uma banda aqui. Vamos nos reunir e compor algumas músicas."
Como o Overkill estava ensaiando em Nova Jersey por alguns dias antes de iniciar uma turnê, Demmel e Bittner estavam na região. Assim, no dia seguinte à conversa com Dingbatz, o guitarrista voltou a entrar em contato com Orlando, e os dois decidiram se reunir após o show e fazer uma jam para ver se seus estilos de tocar combinavam.
"Começamos a tocar alguns riffs, e foi incrível, mas diferente", diz Orlando. "Imediatamente nos encaixamos como compositores. E, para mim, foi uma grande alegria, porque as bandas em que estive sempre tiveram apenas um guitarrista. Nunca tive um parceiro. Então, ter um cara de quem eu gostasse, que tocasse muito bem, com quem pudesse trocar ideias, foi incrível."
O baixista do Exodus, Jack Gibson, foi a escolha natural para expandir o Category 7 e ficou intrigado com a ideia de entrar em uma nova banda. "Quando ouvi pela primeira vez a música que eles fizeram, gostei muito do fato de ela ser pesada e melódica, o que é muito diferente do material que toco com o Exodus, que é muito rítmico e cromático".
Por fim, faltava um vocalista para o Category 7. E o escolhido para ocupar o cargo foi ninguém menos que John Bush, vocalista do Armored Saint, que fez parte do Anthrax por mais de uma década.
"Escutei a música que eles me enviaram e pensei: ‘Uau, isso é um material muito contundente’", lembra Bush. "É incrível, mas a questão era: o que eu poderia fazer com ela em termos vocais que se encaixasse? Como Jason disse, 'Esses caras são maníacos por riffs'. Portanto, eu não tinha certeza absoluta de que era o cara certo para ela. Mas comecei a mexer na música e a escrever e, para minha satisfação, tudo saiu relativamente fácil", afirmou o frontman.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


Jason Bittner insinua que não recebeu nenhum aumento durante seus 7 anos no Overkill


