Eloy Casagrande mostra em vídeo como maracatu e samba impactaram sua carreira
Por Emanuel Seagal
Postado em 28 de junho de 2024
Eloy Casagrande ficou conhecido pelo público brasileiro em 2003, quando fez a primeira de muitas apresentações no programa Domingão do Faustão. Dois anos mais tarde ele iria escrever seu nome na história da bateria mundial ao ganhar, aos 14 anos, o prêmio da revista Modern Drummer como baterista revelação, na categoria até 18 anos.
Eloy Casagrande - Mais Novidades
O músico participou de um novo vídeo do canal Drumeo, onde entrou no túnel do tempo e analisou seu solo de bateria que lhe rendeu a premiação, muito antes de sonhar em ser baterista do Sepultura ou do Slipknot.
"A principal fonte de informação que tínhamos era o festival da Modern Drummer, onde todos os anos tínhamos o DVD e o VHS do evento, e assim podíamos assistir bateristas do mundo todo, era muito importante para nós. Meus pais decidiram: 'Vamos tentar colocar o Eloy no festival.' Então tive que passar por esse concurso", relembrou. "Eu gravei o vídeo, coloquei numa fita junto com a inscrição e 40 dólares em dinheiro vivo e enviamos na carta para a Modern Drummer. Após alguns meses recebi um e-mail da Modern Drummer e eles falaram que eu era o vencedor. Eu não acreditei, achei que era fake, ou alguém tentando fazer uma pegadinha, e deletei o e-mail. Uma semana depois a Vera Figueiredo, ela é uma baterista brasileira incrível, me ligou: 'Os caras da Modern Drummer estão tentando falar contigo, você é o vencedor do concurso.'"
Com a vitória, o jovem Eloy fez sua primeira viagem aos Estados Unidos, acompanhado dos pais e do seu professor, Aquiles Priester (Edu Falaschi, ex-Angra) para se apresentar no festival da revista. Um ano depois, aos 15 anos, Eloy retornou ao país para uma série de workshops. No vídeo abaixo ele comenta, em inglês, sobre todo o processo e analisa seu solo original, que inclui elementos de ritmos como maracatu e samba, além de grupos como Olodum e Timbalada. No final ele toca uma versão atualizada do solo, quase duas décadas depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps