Eloy Casagrande mostra em vídeo como maracatu e samba impactaram sua carreira
Por Emanuel Seagal
Postado em 28 de junho de 2024
Eloy Casagrande ficou conhecido pelo público brasileiro em 2003, quando fez a primeira de muitas apresentações no programa Domingão do Faustão. Dois anos mais tarde ele iria escrever seu nome na história da bateria mundial ao ganhar, aos 14 anos, o prêmio da revista Modern Drummer como baterista revelação, na categoria até 18 anos.
Eloy Casagrande - Mais Novidades
O músico participou de um novo vídeo do canal Drumeo, onde entrou no túnel do tempo e analisou seu solo de bateria que lhe rendeu a premiação, muito antes de sonhar em ser baterista do Sepultura ou do Slipknot.
"A principal fonte de informação que tínhamos era o festival da Modern Drummer, onde todos os anos tínhamos o DVD e o VHS do evento, e assim podíamos assistir bateristas do mundo todo, era muito importante para nós. Meus pais decidiram: 'Vamos tentar colocar o Eloy no festival.' Então tive que passar por esse concurso", relembrou. "Eu gravei o vídeo, coloquei numa fita junto com a inscrição e 40 dólares em dinheiro vivo e enviamos na carta para a Modern Drummer. Após alguns meses recebi um e-mail da Modern Drummer e eles falaram que eu era o vencedor. Eu não acreditei, achei que era fake, ou alguém tentando fazer uma pegadinha, e deletei o e-mail. Uma semana depois a Vera Figueiredo, ela é uma baterista brasileira incrível, me ligou: 'Os caras da Modern Drummer estão tentando falar contigo, você é o vencedor do concurso.'"
Com a vitória, o jovem Eloy fez sua primeira viagem aos Estados Unidos, acompanhado dos pais e do seu professor, Aquiles Priester (Edu Falaschi, ex-Angra) para se apresentar no festival da revista. Um ano depois, aos 15 anos, Eloy retornou ao país para uma série de workshops. No vídeo abaixo ele comenta, em inglês, sobre todo o processo e analisa seu solo original, que inclui elementos de ritmos como maracatu e samba, além de grupos como Olodum e Timbalada. No final ele toca uma versão atualizada do solo, quase duas décadas depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Por que a saída de Eloy Casagrande do Sepultura foi boa, segundo Andreas Kisser
Todd Sucherman, baterista do Styx, exalta reencontro com Eloy Casagrande
Slipknot está criando músicas novas, afirma o baterista Eloy Casagrande
Anika Nilles agradece membros do Rush pela confiança e Eloy Casagrande deixa um recado
Eloy Casagrande: "o meio metal perdeu espaço por anos e hoje respira por aparelhos"


