As duas faixas interessantes de "Brave New World" que o Iron Maiden nunca tocou ao vivo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 02 de junho de 2024
A banda inglesa Iron Maiden, uma das maiores representantes da história do Heavy Metal, lançou discos inesquecíveis ao longo dos anos 1980. Boa parte desses trabalhos foi gravada pelo guitarrista Adrian Smith e pelo vocalista Bruce Dickinson. Apesar do ótimo trabalho desempenhado pela dupla, Adrian e Bruce deixaram o Maiden, respectivamente, em 1990 e 1993.
O Iron Maiden passou por momentos complicados após as saídas de Adrian e Bruce. Felizmente, no início de 1999, os dois músicos voltaram para a banda. Um ano e alguns meses depois dos retornos, foi lançado o magnífico "Brave New World", primeiro álbum que o Iron Maiden gravou como um sexteto.
Lançado em 29 de maio de 2000, "Brave New World" é um álbum sensacional e representa o renascimento de uma banda que vinha de um período sombrio. Músicas como "The Wicker Man", "The Ghost Of Navigator", a faixa-título, "Blood Brothers", "Dream Of Mirrors" e "Out Of The Silent Planet" mostraram que o Iron Maiden ainda tinha muito o que oferecer aos seus fãs.
As músicas de "Brave New World" funcionam bem ao vivo, já que o Iron Maiden tocou quatro das faixas do disco em mais de 100 shows (as quatro primeiras). "Dreams Of Mirrors" e "The Mercenary" não aparecem em apresentações do grupo há mais de 20 anos, porém, foram tocadas em cerca de 80 concertos. "The Fallen Angel" e "Out Of The Silent Planet" são presenças raras em setlists do Maiden: a primeira deu as caras em sete shows, a segunda, em apenas quatro.
Pois bem, além das músicas acima citadas, existem outras faixas em "Brave New World": "The Nomad" e "The Thin Line Between Love And Hate". Nenhuma delas foi tocada pelo Iron Maiden ao vivo.
Escrita pelo guitarrista Dave Murray e pelo baixista Steve Harris, "The Nomad" tem nove minutos de duração e sua letra fala sobre os beduínos, nômades que habitam áreas desertas do Oriente Médio. A música em questão foi criada originalmente para ser uma das faixas do antecessor de "Brave New World", "Virtual XI".
"The Thin Line Between Love And Hate" fecha "Brave New World" com maestria e é outra das músicas compostas por Murray e Harris. Segundo o site Songfacts, a letra da música "trata do livre arbítrio de uma pessoa para se tornar boa ou má, e que, embora ‘hoje em dia todos gostemos de colocar a culpa na sociedade’, é escolha de cada um como conduzir sua vida".
"Brave New World" foi gravado por Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Adrian Smith (guitarra), Janick Gers (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria). O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps