A intro de música violenta do Metallica que mostra o talento de Cliff Burton no violão
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de julho de 2024
O lendário baixista Cliff Burton fez parte do Metallica de 1982 até 1986 e gravou os três primeiros discos de estúdio do grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich: "Kill 'Em All", "Ride The Lightning" e "Master Of Puppets". Além de ser um grande baixista, Cliff participou do processo de composição de algumas músicas dos primeiros álbuns do Metallica.
Uma das principais obras que Cliff Burton criou durante sua marcante passagem pelo Metallica é a introdução acústica de "Fight Fire With Fire", faixa que abre o aclamado "Ride The Lightning" e é uma das músicas mais violentas de toda a carreira da maior banda da história do Metal.
"Essa parte acústica é de autoria de Cliff! (...). Ele sabia tocar violão muito bem e tinha um bom conhecimento das modulações clássicas. Essa introdução é de Cliff", relatou o guitarrista Kirk Hammett, durante entrevista concedida à Guitar World em 2016.
"Nós a ouvimos, a colocamos em ‘Fight…’, e funcionou muito bem. Sabíamos que essa seria a faixa de abertura. Não havia dúvidas quanto a isso", acrescentou o guitarrista.
De acordo com nota publicada no site Songfacts, a letra da apocalíptica "Fight Fire With Fire" fala sobre aniquilação nuclear. Rápida, pesada e extremamente caótica, a música acaba com o barulho de uma explosão.
"Fight Fire With Fire" acumula 82 milhões de plays no Spotify e foi tocada em 355 apresentações ao vivo do Metallica.
"Ride The Lightning" foi lançado em julho de 1984. O álbum foi gravado por James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps