O curioso local onde Dave Mustaine escreveu a letra de um dos maiores clássicos do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de julho de 2024
A icônica banda de Thrash Metal Megadeth está na ativa há mais de 40 anos. Ao longo de sua trajetória, o grupo liderado pelo talentoso (e temperamental) guitarrista, vocalista e compositor Dave Mustaine lançou músicas inesquecíveis, que se tornaram clássicos do Metal. É o caso da maravilhosa "Peace Sells".
Terceira faixa do segundo disco de estúdio do Megadeth ("Peace Sells…But Who's Buying?"), "Peace Sells" é o primeiro hit lançado pela banda, e continua fazendo sucesso até hoje. Conduzida por uma inesquecível introdução no baixo (aparentemente criada por Dave Mustaine), "Peace Sells" é uma composição empolgante e pesada, que funciona muito bem ao vivo.
"Peace Sells" foi gravada em uma época caótica do Megadeth. Os integrantes da banda não eram exatamente ricos, e a grana que costumava entrar nos cofres do grupo era utilizada para nutrir hábitos "poucos saudáveis".
"Qualquer dinheiro que deveríamos ter economizado para comida ou para pagar o aluguel imediatamente subiu pelo nosso nariz ou foi gasto com cigarros ou hambúrgueres. ‘Peace Sells… But Who's Buying?’ foi o álbum da heroína, dos cigarros e dos hambúrgueres", disse o baixista David Ellefson, durante entrevista concedida à Classic Rock em 2017.
Se a situação de David Ellefson não era das melhores, a de Dave Mustaine estava longe de ser confortável. O líder do quarteto, que não tinha onde morar, fez uma gambiarra para escrever a letra da música que se tornou o carro-chefe de "Peace Sells…But Who's Buying?".
"Eu era um sem-teto na época e morava em um local de ensaio em Vernon, Califórnia. Eu estava saindo com uma garota, Diana – há muitas músicas que escrevi sobre ela. Na verdade, eu escrevi a letra daquela música [‘Peace Sells’] na parede daquele prédio. Eu não tinha papel no estúdio, mas tinha uma caneta, então simplesmente escrevi na parede. Quem herdou nossa sala de ensaio depois que me mudei viu a letra original de ‘Peace Sells’ na parede. Eles provavelmente pintaram por cima e nem sabiam disso", disse o chefão do Megadeth, em bate-papo com a Rolling Stone.
A criatividade originada pelo perrengue financeiro de Mustaine valeu a pena, já que "Peace Sells" virou um hit e é a música que o Megadeth mais tocou ao vivo. Segundo dados publicados no site Setlist.Fm, "Peace Sells" esteve presente em 1840 apresentações do grupo. Nada mal para uma música cuja letra foi escrita em uma parede, não é mesmo?
Lançado em setembro de 1986, "Peace Sells…But Who's Buying" foi gravado por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Chris Poland (guitarra), David Ellefson (baixo) e Gar Samuelson (bateria). Poland e Samuelson foram demitidos da banda após a turnê de divulgação do álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps