A dica de Steve Harris do Iron Maiden para jovens baixistas não se repetirem ao compor
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de agosto de 2024
Em uma recente entrevista publicada pelo Scars and Guitars e transcrita pelo Ultimate Guitar, Steve Harris, lendário baixista e fundador do Iron Maiden, ofereceu conselhos valiosos tanto para jovens baixistas. Ele refletiu sobre sua carreira e a abordagem que adota ao escrever novas músicas.
Questionado sobre se houve algum "evento marcante" ou momento específico que moldou sua trajetória como compositor, Harris revelou que prefere não analisar excessivamente suas motivações ao longo do tempo. "Eu nunca realmente analisei isso dessa forma ou pensei dessa forma. Eu apenas escrevo conforme sinto no momento. É por isso que qualquer álbum que fazemos, Maiden ou qualquer outro, é apenas uma declaração de onde você está naquele momento", explicou.
O músico destacou a importância de seguir o próprio instinto na hora de compor, evitando a preocupação excessiva com a repetição. "Quando você está fazendo coisas novas, você apenas faz o que acha que parece certo. Parece muito básico, mas realmente, você não quer tentar demais para não se repetir ou se repetir. Você apenas escreve com sentimento e escreve o que acha que é melhor no momento", afirmou.
Além de compartilhar sua visão sobre o processo criativo, Harris também deu conselhos essenciais para jovens baixistas que buscam encontrar seu próprio som. Ele incentivou os músicos a ampliarem suas referências e a não se limitarem a imitar um único artista. "Eu diria apenas para as pessoas ouvirem o máximo de gente possível e não tentarem se estilizar com base em uma única pessoa. [...] Você deve apenas ouvir muitas pessoas diferentes e, eventualmente, espero que você desenvolva seu próprio estilo e som", aconselhou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps