A indireta que Herbert Vianna deu na namorada Paula Toller em hit composto pelos dois
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de agosto de 2024
O hit "Nada Por Mim", gravado por Marina Lima, poderia ser apenas mais uma música de amor, se não fosse por dois motivos especiais. O primeiro é que os dois autores eram cantores de dois dos principais conjuntos da música brasileira nos anos 80. O segundo motivo, mais intrigante, é que a letra estava dando uma indireta.

Herbert Vianna achava que Paula Toller, sua então namorada, não estava mais envolvida no romance, e ela nem percebeu a mensagem. Mas por que Herbert decidiu dar essa alfinetada em Paula meses antes do relacionamento terminar? É o que conta Júlio Ettore em vídeo no seu canal com trechos de entrevistas do Paralama.
O casal passou um mês e meio morando na casa dos Vianna, juntamente com os pais e os irmãos de Herbert, até se mudarem para um condomínio na Rua Major Vaz, na Gávea, onde muitos roqueiros nacionais residiam. Apesar do sucesso de ambos, a situação do casal não era das melhores. Eles não tinham nem cama e dormiam em um colchão no chão.
"É um problema de duas pessoas que fazem exatamente a mesma coisa. Você precisa ter muita generosidade para não tornar a relação competitiva. Tenho certeza de que contribui para isso, porque sou muito dedicado ao meu trabalho. Pelo lado dela, começou um ressentimento; ela é uma pessoa extremamente competitiva", explicou Herbert.
Em um belo dia, Herbert mostrou a Paula alguns versos sobre uma pessoa muito apaixonada, mas que não sentia o mesmo retorno. Paula não entendeu que aquilo era um recado para ela, ou fingiu que não. Eles terminaram a música juntos, e o resultado foi a emblemática letra: "Você me tem fácil demais e não parece capaz de cuidar do que possui. Você sorriu e me propôs que eu te deixasse em paz. Me disse 'vai' e eu não fui. Não faça assim, não faça nada por mim".
Herbert confessou que muitas de suas letras são autobiográficas e que sempre escreveu sobre as fases mais intensas de sua vida, algo que ele chamou de "vômitos emocionais". "São simbólicas de determinados momentos claros da minha vida, como as turbulências do romance que eu vivia naquela época", revelou o cantor.
Recentemente, Os Paralamas do Sucesso participaram do programa Som Brasil, na Globo, com Pedro Bial. Durante a entrevista, Herbert revelou: "Quando escrevi essa música, que digo que foi no final da fase com a Paula Toller, ela refletia esse momento de término". Herbert ficou surpreso ao ver a música tocando no Brasil todo. Curiosamente, essa declaração foi publicada na Folha de São Paulo antes do programa ir ao ar, mas foi cortada da versão final do Som Brasil.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
As 5 melhores músicas do Black Sabbath de todos os tempos, segundo Geezer Butler
As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
O filme com a melhor trilha sonora de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
As 25 melhores músicas do Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Novo álbum do Queensryche terá conceito amarrado com o primeiro disco
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A canção dos anos 50 que Robert Plant considera a base do rock pesado
O grande problema do Bon Jovi que irritava Taylor Hawkins, segundo o próprio
As três capas que enganaram Gastão: "Achei que era metal, mas era outra coisa"
Headhunter D.C. supera todas as adversidades e ressurge de forma triunfante
Marcelo D2: "Via Ratos de Porão e Cólera mais como alternativa que Titãs e Barão"
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire


Como Frejat aliviou a dor de João Barone após o acidente de avião de Herbert Vianna
Marcos Lobato, do Rappa, comenta sobre a paixão por voar e acidente de Herbert Vianna
A estratégia de Paula Toller e Leoni para seduzir Herbert Vianna a colaborar com o Kid Abelha


