A indireta que Herbert Vianna deu na namorada Paula Toller em hit composto pelos dois
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de agosto de 2024
O hit "Nada Por Mim", gravado por Marina Lima, poderia ser apenas mais uma música de amor, se não fosse por dois motivos especiais. O primeiro é que os dois autores eram cantores de dois dos principais conjuntos da música brasileira nos anos 80. O segundo motivo, mais intrigante, é que a letra estava dando uma indireta.

Herbert Vianna achava que Paula Toller, sua então namorada, não estava mais envolvida no romance, e ela nem percebeu a mensagem. Mas por que Herbert decidiu dar essa alfinetada em Paula meses antes do relacionamento terminar? É o que conta Júlio Ettore em vídeo no seu canal com trechos de entrevistas do Paralama.
O casal passou um mês e meio morando na casa dos Vianna, juntamente com os pais e os irmãos de Herbert, até se mudarem para um condomínio na Rua Major Vaz, na Gávea, onde muitos roqueiros nacionais residiam. Apesar do sucesso de ambos, a situação do casal não era das melhores. Eles não tinham nem cama e dormiam em um colchão no chão.
"É um problema de duas pessoas que fazem exatamente a mesma coisa. Você precisa ter muita generosidade para não tornar a relação competitiva. Tenho certeza de que contribui para isso, porque sou muito dedicado ao meu trabalho. Pelo lado dela, começou um ressentimento; ela é uma pessoa extremamente competitiva", explicou Herbert.
Em um belo dia, Herbert mostrou a Paula alguns versos sobre uma pessoa muito apaixonada, mas que não sentia o mesmo retorno. Paula não entendeu que aquilo era um recado para ela, ou fingiu que não. Eles terminaram a música juntos, e o resultado foi a emblemática letra: "Você me tem fácil demais e não parece capaz de cuidar do que possui. Você sorriu e me propôs que eu te deixasse em paz. Me disse 'vai' e eu não fui. Não faça assim, não faça nada por mim".
Herbert confessou que muitas de suas letras são autobiográficas e que sempre escreveu sobre as fases mais intensas de sua vida, algo que ele chamou de "vômitos emocionais". "São simbólicas de determinados momentos claros da minha vida, como as turbulências do romance que eu vivia naquela época", revelou o cantor.
Recentemente, Os Paralamas do Sucesso participaram do programa Som Brasil, na Globo, com Pedro Bial. Durante a entrevista, Herbert revelou: "Quando escrevi essa música, que digo que foi no final da fase com a Paula Toller, ela refletia esse momento de término". Herbert ficou surpreso ao ver a música tocando no Brasil todo. Curiosamente, essa declaração foi publicada na Folha de São Paulo antes do programa ir ao ar, mas foi cortada da versão final do Som Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"From the Dark", novo álbum de Tony Iommi, é lançado
"Accident of Birth", de Bruce Dickinson, é lançado em versão remixada
Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
As 10 melhores músicas do Nirvana, segundo a Paste Magazine
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
O obstáculo para um novo álbum do Mötley Crüe, segundo Tommy Lee
Acender sinalizadores em shows é uma tremenda besteira
Nunslaughter retorna disparando blasfêmia de grosso calibre no ótimo "Satanic Chaos Legions"
O dia em que Herbert Vianna aceitou cantar na música que o acusava de ter se vendido
Herbert Vianna explica porque relação com a Paula Toller chegou ao fim


