O hino do Southern Rock que produtor não queria gravar por achar que era uma música "fraca"
Por Bruce William
Postado em 14 de agosto de 2024
Lançada no fabuloso álbum de estreia do Lynyrd Skynyrd, "(Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)" de 1973, "Simple Man" é uma das músicas mais famosas da banda, por trazer uma mensagem poderosa e emotiva nos conselhos dados por uma mãe a seu filho sobre como viver uma vida simples, honesta e sem complicações, sendo uma balada com uma melodia cadenciada e um riff de guitarra marcante que se tornou um hino atemporal de rock sulista.
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Ela foi escrita por Ronnie Van Zant e Gary Rossington. A avó de Ronnie e a mãe de Gary faleceram quase na mesma época. Algum tempo depois, os dois se reuniram no apartamento de Van Zant e começaram a relembrar histórias sobre suas entes queridas. Inspirados, Rossington criou uma progressão de acordes, e Van Zant escreveu a letra com base nos conselhos que as mulheres lhes deram ao longo dos anos. Em cerca de uma hora, "Simple Man" estava pronta. "Nós simplesmente colocamos em uma canção o que nossa mãe ou avó nos disse", Rossington disse em entrevista transcrita pela WCSX.
Apesar da letra dizer: "Sente-se ao meu lado, meu filho único", Ronnie tinha dois irmãos mais novos, além de uma irmã mais velha e uma irmã mais nova. Esses irmãos mais novos são Donnie, que formou e liderou a .38 Special; e Johnny, que assumiu como vocalista do Skynyrd após a morte de Ronnie.
"Simple Man" personificava Ronnie Van Zant, que apreciava muito mais os amigos, a família e os bons momentos do que qualquer coisa que o dinheiro pudesse comprar. Ele se manteve fiel a esses valores mesmo depois de alcançar a fama. Infelizmente ele foi um dos músicos que morreu no fatídico acidente de avião de 1977. Quando a banda se reuniu e saiu em turnê em 1987, eles dedicaram essa música a ele.
No livro "Lynyrd Skynyrd: Remembering the Free Birds of Southern Rock", o autor, Gene Odom, relata que para quem não é músico, especificamente para quem não dirige nada que seja musical, é difícil imaginar que se possa melhorar uma música como 'Simple Man', mas eles conseguiram [a proeza] neste álbum ou, pelo menos, transformaram uma música fabulosa em um clássico inesquecível. "Um aprimoramento quase imperceptível foi a introdução de um órgão, que o produtor Al Kooper tocou, embora, como a maioria dos fãs do Skynyrd já saiba, Kooper acreditava firmemente que essa música não deveria fazer parte deste álbum."
Conforme Odom, Kooper mudaria de ideia mais tarde, mas na época estava decidido, o que causou uma discussão entre ele e Ronnie. O cantor então fez algo que a maioria dos artistas não teria coragem de fazer com o produtor de seu primeiro álbum. Ele acompanhou Kooper até o carro (um Bentley é mais do que apenas um carro), fechou a porta para ele e se inclinou na janela do lado do motorista. "Quando terminarmos de gravar a gente te liga", disse Ronnie para o produtor. Eles ligaram, e Kooper voltou algumas horas depois para adicionar a parte do órgão. E o resultado foi esse que pode ser conferido no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps