Para Alan Parsons, do The Alans Parsons Project, Ian Bairnson era um guitarrista único
Por Ricardo Bellucci
Postado em 02 de agosto de 2024
De acordo com Alan Parsons, da lendária banda The Alan Parsons Project, o guitarrista Ian Bairnson, que acompanhou a banda ao longo de boa parte da carreira, embora apenas Alan Parsons e o tecladista Eric Woolfson fossem os membros "oficiais", é um dos melhores guitarristas que já viu tocar, dono de uma "técnica incrivelmente limpa".
Bairnson, que faleceu em abril de 2023, tocou no The Alan Parsons Project entre 1975 e 1990. Além do The Alan Parsons Project, Ian também era conhecido por seu trabalho na banda escocesa Pilot.
No que diz respeito a Parsons, dificilmente há algum guitarrista por aí que consiga fazer o que Bairnson era capaz de fazer: "Ele conseguia tocar blues como ninguém", disse o lendário músico à revista Guitarist em uma entrevista recente.
O que realmente impressionou Alan foi a técnica supercontrolada, leve e sútil, ele não era um guitarrista extremamente rápido, mas a sua abordagem aos solos era única. Ian era dono de "uma técnica incrivelmente limpa, o que era muito, muito raro. Nunca encontrei isso em nenhum outro guitarrista. Nenhum zumbido de traste, nenhuma pequena falha, era sempre um som limpo, limpo para cada nota que ele tocava."
Para Alan, a contribuição de Bairnson foi crucial para o sucesso do The Alan Parsons Project: "Ian entrou a bordo e fez uma grande diferença no que a banda era capaz de fazer. Não sei o que teríamos feito sem Ian. Ele definitivamente era parte do som do Project. Acho que 'What Goes Up' tem meu solo de guitarra favorito de tudo que ele já fez."
FONTE: Ultimate Guitar
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps