A razão pela qual não há músicas de Bruce Dickinson no clássico "Somewhere In Time"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de setembro de 2024
Lançado em setembro de 1986, "Somewhere In Time" é um dos grandes clássicos da banda inglesa de Heavy Metal Iron Maiden. Sexto álbum de estúdio do Maiden, "Somewhere In Time" apresenta excelentes músicas, com destaque especial para "Wasted Years", "Caught Somewhere In Time" e "Alexander The Great".
Iron Maiden - Mais Novidades
"Somewhere In Time" é composto por oito faixas, sendo que nenhuma foi escrita por Bruce Dickinson. E há um motivo (totalmente compreensível) que explica por que o vocalista do Iron Maiden não compôs nenhuma das faixas do álbum que é o tema desta nota: o cansaço causado pela exaustiva turnê de "Powerslave".
Intitulada "World Slavery Tour", a tour de divulgação do quinto disco do Iron Maiden foi extensa, e chegou a passar pelo Brasil. Ao todo, o grupo fundado por Steve Harris fez quase 200 shows entre agosto de 1984 e julho de 1985.
"Quando o Rod [Rod Smallwood, empresário do Maiden] teve a ideia dessa turnê gigantesca, todos nós dissemos: ‘Sim, tudo bem, vamos em frente. Sem problemas’. No final, estávamos todos tão exaustos que fizemos uma pausa muito longa. Bruce foi o mais afetado, e é por isso que ele não escreveu nada no álbum ‘Somewhere In Time’", explicou Steve, durante entrevista concedida à revista H Le Mag em 1996 (divulgada pelo fã-clube búlgaro do Maiden).
"Foi uma loucura, quer dizer, seis noites seguidas por semana durante mais de um ano! Achávamos que conseguiríamos lidar com isso, que seríamos fortes o suficiente para ir até o fim, mas, retrospectivamente, não estávamos prontos para enfrentar isso. Tive a sorte de não ser muito afetado. Fisicamente, eu estava exausto, mas não mentalmente. Após seis meses de recuperação, eu estava de volta aos trilhos, mas Bruce... Mesmo todo esse tempo não foi suficiente para que ele se recuperasse. Ele não conseguia escrever nada. Então, Adrian [Smith, guitarrista] mais ou menos assumiu o controle", acrescentou Harris, que também falou sobre algumas músicas de "Somewhere In Time" escritas por Smith.
"Adrian escreveu 'Wasted Years' e 'Stranger In A Strange Land', duas músicas que são um pouco diferentes para o Iron Maiden. Lembro que estávamos em nossa sede e Adrian me fez ouvir algumas coisas que ele havia escrito, mas não havia nada realmente fantástico. Era um tipo de AC/DC barato. Quando eu estava indo embora e a fita ainda estava rodando, ouvi dois riffs excelentes. Então voltei e perguntei a ele: ‘O que é isso?’, e ele me disse: ‘São coisas que escrevi, mas não queria tocá-las para você porque são muito diferentes do que o Maiden faz’. E, bem, era de fato um pouco fora do nosso campo de atividade, mas no final, essas são provavelmente as melhores faixas."
Por falar em "Somewhere In Time", o Iron Maiden toca cinco faixas desse disco na sua tour atual, que passará pelo Brasil em dezembro. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
Megadeth toca "Ride the Lightning" pela primeira vez ao vivo
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Greyson Nekrutman posta performance ao vivo de "Territory", clássico do Sepultura
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Os motivos que fizeram Iggor Cavalera recusar reunião com o Sepultura, segundo Andreas Kisser
Kirk Hammett lamenta morte de guitarrista de cover do Metallica e presta homenagem
Iron Maiden se apresentará no Allianz Parque em dezembro de 2024; confira valores
Bruce Dickinson aponta o que Iron Maiden e Rolling Stones têm em comum
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
O curioso local em que Iron Maiden fez "Piece of Mind", "Powerslave" e "Somewhere in Time",
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
O grande problema que invalida o documentário do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson já pensou em largar o Iron Maiden e se dedicar à esgrima
O clássico do Iron Maiden cujo título surgiu após filme de terror e conversa de bar
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
Sobrinha de Clive Burr (Iron Maiden) fará estreia na WWE
Bruce Dickinson revela algo que sempre o incomodou nas letras de Steve Harris
A banda que Steve Harris amava, mas nunca conseguiu ver ao vivo


