A razão pela qual não há músicas de Bruce Dickinson no clássico "Somewhere In Time"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de setembro de 2024
Lançado em setembro de 1986, "Somewhere In Time" é um dos grandes clássicos da banda inglesa de Heavy Metal Iron Maiden. Sexto álbum de estúdio do Maiden, "Somewhere In Time" apresenta excelentes músicas, com destaque especial para "Wasted Years", "Caught Somewhere In Time" e "Alexander The Great".
Iron Maiden - Mais Novidades
"Somewhere In Time" é composto por oito faixas, sendo que nenhuma foi escrita por Bruce Dickinson. E há um motivo (totalmente compreensível) que explica por que o vocalista do Iron Maiden não compôs nenhuma das faixas do álbum que é o tema desta nota: o cansaço causado pela exaustiva turnê de "Powerslave".
Intitulada "World Slavery Tour", a tour de divulgação do quinto disco do Iron Maiden foi extensa, e chegou a passar pelo Brasil. Ao todo, o grupo fundado por Steve Harris fez quase 200 shows entre agosto de 1984 e julho de 1985.
"Quando o Rod [Rod Smallwood, empresário do Maiden] teve a ideia dessa turnê gigantesca, todos nós dissemos: ‘Sim, tudo bem, vamos em frente. Sem problemas’. No final, estávamos todos tão exaustos que fizemos uma pausa muito longa. Bruce foi o mais afetado, e é por isso que ele não escreveu nada no álbum ‘Somewhere In Time’", explicou Steve, durante entrevista concedida à revista H Le Mag em 1996 (divulgada pelo fã-clube búlgaro do Maiden).
"Foi uma loucura, quer dizer, seis noites seguidas por semana durante mais de um ano! Achávamos que conseguiríamos lidar com isso, que seríamos fortes o suficiente para ir até o fim, mas, retrospectivamente, não estávamos prontos para enfrentar isso. Tive a sorte de não ser muito afetado. Fisicamente, eu estava exausto, mas não mentalmente. Após seis meses de recuperação, eu estava de volta aos trilhos, mas Bruce... Mesmo todo esse tempo não foi suficiente para que ele se recuperasse. Ele não conseguia escrever nada. Então, Adrian [Smith, guitarrista] mais ou menos assumiu o controle", acrescentou Harris, que também falou sobre algumas músicas de "Somewhere In Time" escritas por Smith.
"Adrian escreveu 'Wasted Years' e 'Stranger In A Strange Land', duas músicas que são um pouco diferentes para o Iron Maiden. Lembro que estávamos em nossa sede e Adrian me fez ouvir algumas coisas que ele havia escrito, mas não havia nada realmente fantástico. Era um tipo de AC/DC barato. Quando eu estava indo embora e a fita ainda estava rodando, ouvi dois riffs excelentes. Então voltei e perguntei a ele: ‘O que é isso?’, e ele me disse: ‘São coisas que escrevi, mas não queria tocá-las para você porque são muito diferentes do que o Maiden faz’. E, bem, era de fato um pouco fora do nosso campo de atividade, mas no final, essas são provavelmente as melhores faixas."
Por falar em "Somewhere In Time", o Iron Maiden toca cinco faixas desse disco na sua tour atual, que passará pelo Brasil em dezembro. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Jeff Walker queria destruir disco do Slayer com a estreia do Carcass
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa

Iron Maiden se apresentará no Allianz Parque em dezembro de 2024; confira valores
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
As 10 melhores músicas que Adrian Smith escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
Para Bruce Dickinson, um vocalista que não consegue mais cantar deixa de ser lendário
A característica que faz Steve Harris se destacar no futebol, segundo ex-jogador inglês
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
"Como esse sistema podre ainda existe, não faço ideia", diz Bruce sobre streaming


