Iron Maiden: a música "Wasting Love" é um Plágio?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Hugo Calheira
Enviar correções  |  Ver Acessos

Histórias de plágios, supostos plágios e até mesmo "auto-plágios" envolvendo o Iron Maiden, definitivamente não são poucas. Algumas acusações deixam dúvidas, outras são apenas implicância daqueles que não curtem a banda.

Papai Truezão: astros do Heavy Metal em fotos com seus filhosSteven Tyler: primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeas

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Há algum tempo corriam na internet boatos sobre o Iron Maiden ter encontrado a sua 'inspiração' para fazer a balada "Wasting Love" na música chamada "Die for Love", de um artista chamado Marc Ferr. Existem realmente semelhanças entre as faixas. Os boatos davam conta ainda de que "Die for Love" foi gravada em 1982, dez anos antes de Janick Gers e Bruce Dickinson conceberem "Wasting Love". Mas a música "Die For Love" apenas se tornou conhecida no Brasil após ser incluída na coletânea "Lovy Metal 2".

Na primeira versão desta matéria, publicada no Whiplash, levantamos a possibilidade de a música "Die For Love" ser posterior à música "Wasting Love". Também foi levantado o fato de que não haviam muitas informações na internet sobre o artista Marc Ferr, o que fazia supor que a faixa poderia ter sido preparada por músicos de estúdio apenas para a coletânea "Lovy Metal". As informações não podiam ser precisadas devido à falta de referências sobre a música e sobre o artista Marc Ferr.

Após a publicação da primeira versão desta matéria no Whiplash.Net, fomos contactados pelo músico brasileiro Marc Ferreira, residente no exterior, que explicou como o seu nome foi associado à música "Die For Love". Segue a mensagem de Marc.

Aqui quem escreve é Marc Ferreira (Marc Ferr), vocalista da banda francesa de metal progressivo VENTURIA, e tambem vocalista/guitarrista da nova banda de hard rock assinada pela Kiver Records, GOODBYE THRILL, daqui de New York.

Meu amigo Gus Monsanto me chamou a atenção para a matéria do Whiplash.Net sobre a música "Die For Love" da coletânea Love Metal.

Anos atrás meu bom amigo Ian Duarte, um dos produtores da coletânea e também baterista da minha banda CARTOON, do Rio de Janeiro, no começo dos anos 90, me pediu uma música instrumental para concluir o CD. Eu mandei uma música chamada "Patamo". Por algum motivo ele não pôde usar meu nome na música, mas como somos muito amigos, eu cedi a música assim mesmo, para ajudar. Estranhei que a música tenha sido pedida em canais separados, para ser mixada aí no Brasil. Mandei os tracks, mas na mixagem, foram alterados os canais de solo, atrasados ou adiantados, ficando os mesmos fora de sincronia com a base. Quando eu ouvi, quase vomitei. As guitarras solo aparecem fora do tempo, e a música com o nome "Prisoner", da banda Eclipse (Eclipse Records).

Colocarei em breve a música do jeito que deveria soar em meu MySpace.

Também notei que meu nome foi usado sem autorização na música "Die For Love", na qual eu não canto, não toco, e principalmente não escrevi. Se o Iron Maiden plagiou a música, eu não faço idéia. O que eu sei é que "Die For Love" soa mais Iron Maiden do que o Iron Maiden soa como a música. Não há notas suficientes para configurar plágio. E soa mais como uma banda tentando soar como Iron Maiden, com o mesmo tipo de progressão que o Iron Maiden, uma das minhas bandas preferidas, e de grande inspiração na minha carreira, vem repetindo por anos, até como um som característico seu.

O CD é uma piada da Som Livre, que não entende de Heavy Metal, e quis vender para a garotada que está comecando a ouvir o estilo. Um CD sem personalidade, do qual eu nunca vi um centavo, e em que só me envolvi para ajudar um amigo. A música que gravei de coração foi deformada, estragada e creditada a outras pessoas.

Mais um motivo pelo qual eu decidi, 12 anos atrás, sair do Brasil para continuar minha carreira musical.

Iron Maiden, plagiando? I don't think so! Bullshit!

Espero ter esclarecido algumas duvidas.

Marc Ferreira

www.myspace.com/marcferr
www.venturiasite.com
www.myspace.com/venturiamusic




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Iron Maiden"Todas as matérias sobre "Marc Ferr"


Noisecreep: as 10 músicas mais subestimadas do Iron MaidenNoisecreep
As 10 músicas mais subestimadas do Iron Maiden

Iron Maiden: 16 fatos sobre o PowerslaveIron Maiden
16 fatos sobre o "Powerslave"


Papai Truezão: astros do Heavy Metal em fotos com seus filhosPapai Truezão
Astros do Heavy Metal em fotos com seus filhos

Steven Tyler: primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeasSteven Tyler
Primeira vez aos 7 anos, com duas gêmeas


Sobre Hugo Calheira

Motociclista, programador, publicitário e palpiteiro.

Mais matérias de Hugo Calheira no Whiplash.Net.

adGoo336