O clássico do Iron Maiden que foi escrito em menos de meia hora
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de outubro de 2024
O Iron Maiden é dono de um catálogo muito rico. Na ativa há quase 50 anos, o grupo liderado pelo obstinado baixista inglês Steve Harris é responsável por músicas inesquecíveis, que marcaram a vida de muitos fãs. Uma dessas composições é a empolgante "Running Free".
Escrita por Paul Di'Anno e Steve Harris, "Running Free" é relativamente curta e simples. E levou pouco tempo para ser criada. Conforme relato que o ex-vocalista da banda concedeu à Metal Hammer, a faixa do debut autointitulado do Maiden foi escrita em menos de meia hora.
"Eu e Steve tivemos a ideia. Nós a escrevemos no lugar onde costumávamos ensaiar, o Hollywood Studio em Clapton [leste de Londres], que era propriedade de um cara por trás de um programa de TV para crianças, o Metal Mickey. Eu gostava de Punk, T. Rex e Slade, então incorporei tudo isso. Tive uma ideia para uma batida de Glam Rock, colocamos a linha de baixo e terminamos em cerca de 20 minutos."
Na mesma entrevista, Di'Anno falou sobre o conteúdo lírico de "Running Free". Ele também fez uma pequena reflexão sobre o seu passado.
"Trata-se de liberdade, de não dar a mínima. Especialmente quando se trata da Old Bill [gíria britânica para policiais]. Não tenho um relacionamento muito bom com eles, nunca tive (...). Aos 16 anos, você acha que é o centro do mundo, que nada pode impedi-lo, todas essas coisas. Como eu era aos 16 anos? Eu era um pequeno idiota."
"Running Free" foi tocada em 1041 shows do Iron Maiden, número que faz dessa música a décima que o grupo mais tocou ao vivo. Segundo dados do site Setlist.FM, "Running Free" apareceu em um show da banda pela última vez no dia 2 de outubro de 2013.
Paul Di'Anno faleceu no último dia 21 de outubro, aos 66 anos de idade. Leia mais sobre a morte do lendário cantor na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps