Como João Barone e Andy Summers se uniram no projeto Call The Police
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de outubro de 2024
Quando se fala em The Police, logo vêm à mente hits como "Every Breath You Take" e "Roxanne". Mas o que muitos não sabem é que, desde 2017, o lendário guitarrista Andy Summers, da banda britânica, está envolvido em um projeto tributo ao The Police ao lado de um dos maiores nomes do rock brasileiro: João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso.

Em entrevista ao canal Music Thunder Vision, no YouTube, Barone revelou como surgiu essa parceria inusitada, que levou os dois músicos a dividirem palcos pelo Brasil e América Latina no projeto Call The Police.
"Foi incrível! Foi uma dessas encruzilhadas da vida", contou Baroni. Segundo ele, tudo começou quando Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho, começou a trabalhar com Summers. "O Andy começou a vir ao Brasil no final dos anos 90 para fazer uma imersão na bossa nova, algo que ele sempre gostou. Ele chegou a gravar com Fernando Atack, Fernanda Abreu, Victor Biglione e Roberto Menescal", lembrou.
A relação entre Rodrigo e Andy Summers se intensificou, e o guitarrista britânico começou a participar de alguns shows de Rodrigo no Brasil. "Em 2015, eles fizeram um show no Rio, e eu fui assistir. No backstage, o pessoal brincou que só faltava eu no palco", disse Barone. Meses depois, veio o convite oficial. "O Rodrigo me ligou e disse: ‘João, estamos com um plano de fazer um show tocando músicas do The Police com o Andy. Você topa?’ Claro que topei na hora."
Em 2016, Summers retornou ao Brasil e, durante uma reunião, Baroni sugeriu o nome Call The Police para o projeto. "Achei que tinha tudo a ver. O Andy achou engraçado, meio jocoso, mas o nome acabou ficando", recordou o baterista. A primeira turnê ocorreu em 2017 e foi um sucesso, com shows no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. O projeto ganhou continuidade nos anos seguintes, até a chegada da pandemia, que interrompeu as apresentações por três anos. Em 2023, o grupo voltou à ativa e, este ano, expandiu a turnê para novos países, inclusive na América Central.
Para Barone, tocar ao lado de um dos maiores guitarristas da história do rock é uma experiência única. "O Andy Summers é um ícone. Nos ensaios, ele sempre fala: ‘Vamos tocar a versão de 2007 ou a versão do disco? Ou aquela versão da fita pirata do show na Holanda?’", relembrou, com entusiasmo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Judas Priest inicia a turnê Faithkeepers; confira setlist e vídeos
A canção do Pink Floyd que Roger Waters acha que teria cantado melhor que David Gilmour
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira


Como Frejat aliviou a dor de João Barone após o acidente de avião de Herbert Vianna


