Como João Barone e Andy Summers se uniram no projeto Call The Police
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de outubro de 2024
Quando se fala em The Police, logo vêm à mente hits como "Every Breath You Take" e "Roxanne". Mas o que muitos não sabem é que, desde 2017, o lendário guitarrista Andy Summers, da banda britânica, está envolvido em um projeto tributo ao The Police ao lado de um dos maiores nomes do rock brasileiro: João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso.

Em entrevista ao canal Music Thunder Vision, no YouTube, Barone revelou como surgiu essa parceria inusitada, que levou os dois músicos a dividirem palcos pelo Brasil e América Latina no projeto Call The Police.
"Foi incrível! Foi uma dessas encruzilhadas da vida", contou Baroni. Segundo ele, tudo começou quando Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho, começou a trabalhar com Summers. "O Andy começou a vir ao Brasil no final dos anos 90 para fazer uma imersão na bossa nova, algo que ele sempre gostou. Ele chegou a gravar com Fernando Atack, Fernanda Abreu, Victor Biglione e Roberto Menescal", lembrou.
A relação entre Rodrigo e Andy Summers se intensificou, e o guitarrista britânico começou a participar de alguns shows de Rodrigo no Brasil. "Em 2015, eles fizeram um show no Rio, e eu fui assistir. No backstage, o pessoal brincou que só faltava eu no palco", disse Barone. Meses depois, veio o convite oficial. "O Rodrigo me ligou e disse: ‘João, estamos com um plano de fazer um show tocando músicas do The Police com o Andy. Você topa?’ Claro que topei na hora."
Em 2016, Summers retornou ao Brasil e, durante uma reunião, Baroni sugeriu o nome Call The Police para o projeto. "Achei que tinha tudo a ver. O Andy achou engraçado, meio jocoso, mas o nome acabou ficando", recordou o baterista. A primeira turnê ocorreu em 2017 e foi um sucesso, com shows no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. O projeto ganhou continuidade nos anos seguintes, até a chegada da pandemia, que interrompeu as apresentações por três anos. Em 2023, o grupo voltou à ativa e, este ano, expandiu a turnê para novos países, inclusive na América Central.
Para Barone, tocar ao lado de um dos maiores guitarristas da história do rock é uma experiência única. "O Andy Summers é um ícone. Nos ensaios, ele sempre fala: ‘Vamos tocar a versão de 2007 ou a versão do disco? Ou aquela versão da fita pirata do show na Holanda?’", relembrou, com entusiasmo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder


A incrível coincidência que fez João Barone entrar nos Paralamas do Sucesso


