Como João Barone e Andy Summers se uniram no projeto Call The Police
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de outubro de 2024
Quando se fala em The Police, logo vêm à mente hits como "Every Breath You Take" e "Roxanne". Mas o que muitos não sabem é que, desde 2017, o lendário guitarrista Andy Summers, da banda britânica, está envolvido em um projeto tributo ao The Police ao lado de um dos maiores nomes do rock brasileiro: João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso.

Em entrevista ao canal Music Thunder Vision, no YouTube, Barone revelou como surgiu essa parceria inusitada, que levou os dois músicos a dividirem palcos pelo Brasil e América Latina no projeto Call The Police.
"Foi incrível! Foi uma dessas encruzilhadas da vida", contou Baroni. Segundo ele, tudo começou quando Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho, começou a trabalhar com Summers. "O Andy começou a vir ao Brasil no final dos anos 90 para fazer uma imersão na bossa nova, algo que ele sempre gostou. Ele chegou a gravar com Fernando Atack, Fernanda Abreu, Victor Biglione e Roberto Menescal", lembrou.
A relação entre Rodrigo e Andy Summers se intensificou, e o guitarrista britânico começou a participar de alguns shows de Rodrigo no Brasil. "Em 2015, eles fizeram um show no Rio, e eu fui assistir. No backstage, o pessoal brincou que só faltava eu no palco", disse Barone. Meses depois, veio o convite oficial. "O Rodrigo me ligou e disse: ‘João, estamos com um plano de fazer um show tocando músicas do The Police com o Andy. Você topa?’ Claro que topei na hora."
Em 2016, Summers retornou ao Brasil e, durante uma reunião, Baroni sugeriu o nome Call The Police para o projeto. "Achei que tinha tudo a ver. O Andy achou engraçado, meio jocoso, mas o nome acabou ficando", recordou o baterista. A primeira turnê ocorreu em 2017 e foi um sucesso, com shows no Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. O projeto ganhou continuidade nos anos seguintes, até a chegada da pandemia, que interrompeu as apresentações por três anos. Em 2023, o grupo voltou à ativa e, este ano, expandiu a turnê para novos países, inclusive na América Central.
Para Barone, tocar ao lado de um dos maiores guitarristas da história do rock é uma experiência única. "O Andy Summers é um ícone. Nos ensaios, ele sempre fala: ‘Vamos tocar a versão de 2007 ou a versão do disco? Ou aquela versão da fita pirata do show na Holanda?’", relembrou, com entusiasmo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
Sebastian Bach sobre Lzzy Hale no Skid Row: "Odeio aqueles caras, mas ela é f*da"
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Ex-guitarrista do W.A.S.P. sobre Trump: "Confiaram na pessoa errada"
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
A música do Metallica que Jesse Leach (Killswitch Engage) adoraria regravar
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Por que o Led Zeppelin lançou seu quarto álbum sem nome na capa, segundo Jimmy Page
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"



Como Frejat aliviou a dor de João Barone após o acidente de avião de Herbert Vianna


