Pete Townshend revela os hábitos saudáveis que o ajudam em sua luta diária conta a depressão
Por André Garcia
Postado em 28 de novembro de 2024
Nós fãs de rock tendemos a nos esquecer disso, mas os rockstars nada mais são do que seres humanos como nós, e estão sujeitos, assim como nós, a sofrer de mazelas do século XXI, como a ansiedade e a depressão.
Estima-se que 300 milhões de pessoas pelo mundo sofram de depressão, mas da pandemia para cá eu diria que é bem capaz que o número seja até maior. E, pelo andar da carruagem, me parece questão de tempo para chegar na casa do bilhão.
Hoje em dia tem se tornado cada vez mais difícil encontrar quem não tenha tatuagens ou depressão (ou ambos). Em recente entrevista para o The Sunday Times, Pete Townshend revelou que ele, assim como muitos de nós, também enfrenta uma luta diária contra essas coisas.
"[Todo dia quando] acordo, me sinto suicida — no sentido literal."
Faz parte da rotina de Pete, prestes a completar 80 anos, acordar tão cedo que muitos ainda nem foram dormir: algo entre 2 e 5 da manhã! Entre os hábitos que o ajudam a enfrentar a depressão e encarar mais um dia estão xícaras de chá e um diário. Sem isso, o dia dele acaba antes mesmo de começar:
"Se eu começar a escrever em meus diários antes de tomar minha xícara de chá, vou acabar pintando um quadro muito sombrio da minha vida."
Para muitos quem é rico e famoso não tem direito de se sentir infeliz, mas o velho Pete garante que não é bem assim:
"[Eu convivo com a depressão] apesar do fato de eu ter tudo o que quero e tudo o que preciso, e de ter tido uma vida realmente extraordinária."
Em seguida, ele reflete sobre como as redes sociais contribuem para essa verdadeira pandemia de depressão e ansiedade que se agrava a cada ano que passa:
"Creio que, especialmente por causa das redes sociais, compartilhamos descuidadamente não só nossas ansiedades, como também nossas soluções. Somos escuidados com isso, porque o que funciona para mim não necessariamente funcionará para você."
Se você estiver sofrendo com depressão e pensamentos suicidas, o Centro de Valorização da Vida oferece apoio psicológico de diversas formas diferentes com privacidade e descrição gratuitamente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps