O Joy Division odiou sua obra-prima quando ouviu pela primeira vez: "Ficamos arrasados"
Por André Garcia
Postado em 25 de novembro de 2024
Quando pensamos numa banda realizando o sonho de lançar seu álbum de estreia, a imagem que nos vem a cabeça é a de seus membros reunidos, pulando de alegria e se abraçando. No caso do Joy Division a realidade não poderia ter sido mais diferente, já que eles odiaram o disco na primeira audição.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista de 2019 o baixista Peter Hook relembrou: "O que a gente queria era que ['Unknown Pleasures'] soasse como os Sex Pistols e The Clash, porque era o que a gente adorava. [O primeiro disco tanto do The Clash quanto dos Sex Pistols tem] aquele poder, aquela crueza, aquela rebeldia… E quando ouvimos [o resultado final de 'Unknown Pleasures' pela primeira vez] não tinha nada a ver com aquilo. Eu fiquei totalmente arrasado. Não fiquei nada feliz com as mixagens."
O guitarrista Bernard Sumner, que também ficou frustrado, botou a culpa no excêntrico e autoritário produtor Martin Hannett: "Martin Hannett era muito estranho. Ele levou dois dias para mixar, mas a gente não pôde estar lá acompanhando a mixagem. A gente só foi ouvir depois que já estava terminado. Acho que ele pensou: 'Esses idiotas fizeram esse álbum excelente por acaso, eles não sabem o que estão fazendo. Tirem eles do meu pé para eu poder fazer o que quiser sem ter que ouvir os comentários idiotas deles."
Em documentário de 2015 o baterista Stephen Morris também fez coro à insatisfação de seus colegas com seu debut: "Você sempre tem uma ideia na cabeça de como vai soar; e, quando não soa assim, você fica desapontado."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps