Dois ex-bateristas do Bee Gees morrem em menos de uma semana
Por João Renato Alves
Postado em 18 de novembro de 2024
Notícias de Rock e Heavy Metal no WhatsApp
Dois bateristas que passaram pelo Bee Gees faleceram nos últimos dias. O primeiro foi Dennis Bryon, que morreu em 14 de novembro aos 75 anos. Ele se destacou nos anos 1960 tocando com a banda de rock Amen Corner. Gravou os maiores sucessos do grupo, como "Bend Me, Shape Me", "High in the Sky" e "(If Paradise Is) Half as Nice". Saiu em 1969.
Três anos mais tarde, foi convidado para se juntar aos irmãos Gibb através do guitarrista Alan Kendall. Acompanhou o trio até 1980, gravando cinco álbuns, incluindo a trilha de "Saturday Night Fever" (1977). Obteve uma marca que até hoje é apenas sua e de Ringo Starr com os Beatles entre bateristas: ter 5 músicas simultaneamente no Top 10 dos Estados Unidos.

Posteriormente, seguiu carreira de produtor, além de assinar trilhas sonoras de filmes, séries e programas televisivos. Em 2015 lançou a biografia "You Should Be Dancing: My Life with the Bee Gees". A causa da passagem não foi revelada publicamente.
Em 18 de novembro foi anunciada a morte de Colin Petersen, aos 78 anos. Ele foi o primeiro baterista do grupo, na época em que a sonoridade não tinha o padrão pop/disco que os consagraria, remetendo aos primórdios do pop rock britânico. Tornou-se o primeiro integrante oficial além dos Gibb.
Permaneceu entre 1967 e 1969. Após sua saída, perdeu os direitos dos royalties na obra em uma disputa judicial – situação que o deixou muito magoado com os antigos colegas. Aventurou-se por outros conjuntos, sem conseguir o mesmo sucesso. Retornando à Austrália, chegou a trabalhar pintando residências.
Na reta final da carreira, se rendeu às colaborações com tributos à antiga banda em todo o mundo. Deixa esposa e dois filhos.
Formado em 1958 pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, o Bee Gees vendeu até hoje mais de 200 milhões de discos mundialmente. Em 12 de janeiro de 2003, Maurice morreu aos 53 anos, vítima de obstrução intestinal. Em 20 de maio de 2012 faleceu Robin Gibb, aos 62 anos, devido a um câncer no fígado. Barry, aos 78 anos, é o irmão remanescente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
O disco mais extremo da carreira de Rick Rubin; "Todo mundo tinha medo"
Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O melhor disco de heavy metal lançado em 1988, de acordo com o Loudwire
Regis Tadeu não foi ao AC/DC e não se arrepende nem um pouco, saiba o motivo
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos


As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Corey Taylor: faxina dançando ao som de Bee Gees


