Dois ex-bateristas do Bee Gees morrem em menos de uma semana
Por João Renato Alves
Postado em 18 de novembro de 2024
Dois bateristas que passaram pelo Bee Gees faleceram nos últimos dias. O primeiro foi Dennis Bryon, que morreu em 14 de novembro aos 75 anos. Ele se destacou nos anos 1960 tocando com a banda de rock Amen Corner. Gravou os maiores sucessos do grupo, como "Bend Me, Shape Me", "High in the Sky" e "(If Paradise Is) Half as Nice". Saiu em 1969.
Três anos mais tarde, foi convidado para se juntar aos irmãos Gibb através do guitarrista Alan Kendall. Acompanhou o trio até 1980, gravando cinco álbuns, incluindo a trilha de "Saturday Night Fever" (1977). Obteve uma marca que até hoje é apenas sua e de Ringo Starr com os Beatles entre bateristas: ter 5 músicas simultaneamente no Top 10 dos Estados Unidos.
Posteriormente, seguiu carreira de produtor, além de assinar trilhas sonoras de filmes, séries e programas televisivos. Em 2015 lançou a biografia "You Should Be Dancing: My Life with the Bee Gees". A causa da passagem não foi revelada publicamente.
Em 18 de novembro foi anunciada a morte de Colin Petersen, aos 78 anos. Ele foi o primeiro baterista do grupo, na época em que a sonoridade não tinha o padrão pop/disco que os consagraria, remetendo aos primórdios do pop rock britânico. Tornou-se o primeiro integrante oficial além dos Gibb.
Permaneceu entre 1967 e 1969. Após sua saída, perdeu os direitos dos royalties na obra em uma disputa judicial – situação que o deixou muito magoado com os antigos colegas. Aventurou-se por outros conjuntos, sem conseguir o mesmo sucesso. Retornando à Austrália, chegou a trabalhar pintando residências.
Na reta final da carreira, se rendeu às colaborações com tributos à antiga banda em todo o mundo. Deixa esposa e dois filhos.
Formado em 1958 pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, o Bee Gees vendeu até hoje mais de 200 milhões de discos mundialmente. Em 12 de janeiro de 2003, Maurice morreu aos 53 anos, vítima de obstrução intestinal. Em 20 de maio de 2012 faleceu Robin Gibb, aos 62 anos, devido a um câncer no fígado. Barry, aos 78 anos, é o irmão remanescente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps