Confusão no Chile! Situação absurda após festival deixar bandas e fãs brasileiros na mão
Por Emanuel Seagal
Postado em 05 de novembro de 2024
Bem, a vida do headbanger sul-americano não é fácil mesmo. No Brasil, se por um lado tivemos o retorno do Monsters of Rock, a versão brasileira do festival Summer Breeze passou por alterações. Após sua primeira edição, a empresa Free Pass Entretenimento abandonou a organização e não demorou para a parceria com os alemães acabar, dando origem ao Bangers Open Air.
Mas por onde começar a explicar o tornado fecal que ocorreu nas últimas semanas no Chile?
A expectativa
No resto da América do Sul, o cenário parecia promissor quando noticiamos a chegada ao continente da Cacique Entertainment, responsável pelo tradicional Mexico Metal Fest. Apesar da ausência do Brasil na jogada, a parceria dos mexicanos com produtoras locais deu origem ao festival chileno CL.Rock e o colombiano Colombia Metal Festival, facilitando a vinda de muitas bandas para o nosso país.

No dia 10 de novembro, o tão esperado CL.Rock aconteceria em Santiago do Chile, trazendo um cast de 30 bandas, incluindo nomes de peso como Katatonia, Hypocrisy, Suicidal Tendencies, Watain, Tiamat, Enslaved e Samael. Considerando que, dependendo da região, é mais barato ir para o Chile do que para São Paulo, alguns fãs brasileiros optaram pelo turismo na capital chilena e pela conveniência de ver todas as bandas que desejam em um único dia.
A realidade
Faltando apenas duas semanas para o festival, a parceria, que parecia forte, acabou. A Cacique Entertainment comunicou o fim do seu acordo com os chilenos da Spider Prod, basicamente dizendo: "então, boa sorte aí, vamos ficar só na Colômbia, se virem."
Os fãs brasileiros, com suas viagens e estadias marcadas e pagas, muitos sem opção de reembolso, começaram a se preocupar. Se no Brasil o fim de parcerias não acabou com o Summer/Bangers, talvez no Chile ocorresse o mesmo, mas não demorou para jogarem água na nossa cerveja. Dia 30 de outubro, a Spider Prods comunicou o cancelamento do festival, uma notícia recebida com a esperada calma e compreensão de fãs brasileiros em grupos de WhatsApp, que escreveram mensagens como...
— "Filhos da put*, tomara que peguem uma hemorróida."
— "Pra gente é ruim, imagina para os caras em turnê. Put* de uma sacanagem da Cacique."
E agora?
Os meses de trabalho com negociações e logística para trazer dezenas de bandas ao Chile foram em vão. Outras produtoras locais tiveram que se virar em poucos dias para arranjar casas de shows com espaços em suas agendas, além de negociar com bandas e seus agentes e toda a logística necessária para novos shows.
Por razões diversas, a solução gerou uma situação complicada, quase ridícula. No dia 10 de novembro, parte das bandas será obrigada a se dividir em três eventos diferentes, para frustração geral. Enslaved (Noruega), Watain (Suécia), Asphyx (Holanda), Unleashed (Suécia) e Ne Obliviscaris (Austrália) se apresentarão em um novo festival, o Fatal Prediction Fest, organizado pela Chargola Producciones e realizado no Teatro Cariola. No mesmo dia, Katatonia (Suécia) e Samael (Suiça) se apresentarão no Blondie, organizado pela Atenea Events, enquanto Hypocrisy (Suécia), Grá (Suécia) e Infected Rain (Moldávia) tocarão na Sala Metronomo.

Nos comentários das postagens com os anúncios dos shows, fãs brasileiros e chilenos compartilharam suas frustrações. Um deles escreveu: "Como se dividir em três sem morrer tentando? Assim não dá!" Heljarmadr, frontman do Grá e Dark Funeral, respondeu, dizendo: "Estávamos esperando um público três vezes maior. Estamos fazendo o melhor possível nessa situação ruim."
Estarei presente, representando o Whiplash.Net em alguns dos shows no Chile, que você poderá acompanhar por meio de vídeos que serão postados no Instagram, em meu perfil pessoal e no do Whiplash.Net.
Se estiveres em terras chilenas nos próximos dias, confira abaixo a lista dos shows em Santiago confirmados até o momento da publicação desta matéria.
— 7 de novembro - Haggard - Ingressos
— 8 de novembro - Picture - Ingressos
— 10 de novembro - Katatonia e Samael - Ingressos
— 10 de novembro - Fatal Prediction Fest (Watain, Enslaved, Unleashed, Asphyx, Ne Obliviscaris, We Are The Monsters) - Ingressos
— 10 de novembro - Hypocrisy, Infected Rain e Grá - Ingressos
— 11 de novembro - Chelsea Grin - Ingressos
— 11 de novembro - Satyricon - Ingressos
CL Rock 2024
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
As 10 melhores músicas do Anthrax com John Bush nos vocais, segundo o Metal Sucks
A banda influenciada pelo Iron Maiden que Bruce Dickinson elegeu como sua favorita
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Black Label Society faz show histórico em Belo Horizonte e emociona fãs
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
Os três álbuns de estúdio que Alice Cooper não lembra de ter gravado
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
O músico do Led Zeppelin que só entrou na banda depois de receber dezenas de telegramas
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
Festival chileno CL.Rock anuncia shows do Samael e Static-X
E o Brasil? Depois do Chile, Colômbia anuncia festival repleto de atrações do metal
O clássico dos anos 80 que narra tragédia e foi tratado como canção de amor no Brasil
As 10 músicas favoritas do saudoso Renato Russo, segundo o próprio artista
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Marty Friedman: "Prefiro mastigar vidro que ouvir Jimi Hendrix"
Black Sabbath: o dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward
O grande hit dos Titãs que fez o grupo tomar uma grande vaia (e ser consolado por Cazuza)


