Vocalista do Hammerfall fala sobre preocupações com a voz à medida que a idade avança
Por João Renato Alves
Postado em 27 de dezembro de 2024
O vocalista do Hammerfall, Joacim Cans, concedeu entrevista à revista Heavy, da Austrália. Na ocasião, foi questionado se costuma fazer muitos aquecimentos antes de subir ao palco. Ele respondeu, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Preciso estar pronto, já que esse tipo de canto não é para homens às vezes, já que é muito agudo. Tenho um ritual que mantenho há 30 anos e funciona para mim. Exatamente uma hora antes da introdução começar, procuro uma sala com boa reverberação. No pior caso pode ser o banheiro. Então, começo meus aquecimentos. Ao final, talvez tome meia lata de Coca-Cola. Meia hora ou 20 minutos antes do show eu volto para a sala de aquecimento e começo a testar meu tom alto para ver se o despertei fazendo as partes mais baixas antes."
O intérprete deixa claro que a rotina é totalmente necessária. "Se você não estiver pronto, provavelmente perderá a voz em algumas músicas... O que quer que tenha feito no dia anterior, nos dias anteriores à semana anterior, na noite anterior, afetará sua voz. Então, basta adicionar fluidos, e com fluidos estou me referindo à água. Estou me referindo aos eletrólitos que você precisa, suamos muito no palco. Se você quiser beber cerveja ou vinho, faça isso depois do show. Às vezes, tomo meia cerveja antes do show, se sinto que preciso apenas de um pequeno impulso. É meia cerveja, mas só isso."
Questionado se é exaustivo cantar com uma banda como o Hammerfall, Joacim disse: "É exaustivo, mas você também precisa estar preparado. Não pode ser um sedentário e esperar entregar mais de 90 minutos no palco. Pessoalmente, corro três vezes por semana. Faço aproximadamente 25 a 30 km em uma semana. E isso é para baixar meu pulso o mais rápido possível. Então, se eu corro de um lado para o outro no palco, meu pulso está diminuindo. Posso cantar sem soar como se estivesse sem fôlego. Muitos cantores apenas ficam parados porque não podem se mover ou ficam exaustos. Precisam recuperar o fôlego. Eu posso realmente bater cabeça e cantar ao mesmo tempo porque meu pulso em repouso é muito baixo."
A idade também acaba sendo um fator que influencia. "Se você tem 20 anos, é diferente. Faço isso há 30 anos e realmente espero conseguir ao menos por mais 10. Agora depende de mim e mais ninguém. Tenho que ficar em forma. Não quero acabar como muitos dos meus heróis, que não conseguem mais cantar, mas ainda saem em turnê. Realmente não consigo encontrar palavras para isso. Deve ser tão vergonhoso para eles. Devem se sentir mal no palco, mas não conseguem parar porque não sabem fazer mais nada. Seu corpo é como um carro de corrida. Você precisa de uma troca de óleo, precisa consertar as coisas, precisa colocar pneus novos. Senão ele quebra."
O Hammerfall lançou o álbum "Avenge the Fallen" em agosto de 2024. O 13º disco de inéditas do grupo chegou ao topo da parada na Suécia, sua terra natal. Também ficou em 2º na Suíça e 3º na Alemanha.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps