O que faria você ser expulso das aulas de guitarra de Joe Satriani, segundo Alex Skolnick
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de dezembro de 2024
Joe Satriani, renomado guitarrista e professor nos anos 1970 e 1980, estabeleceu uma reputação rígida entre seus alunos. Durante uma entrevista ao programa Defender of the Riff com Daniel Dekay (via Ultimate Guitar), Alex Skolnick, guitarrista da banda Testament, relembrou sua trajetória de aprendizado com Satriani e destacou a principal regra do professor: a intolerância com a falta de dedicação.
"Eu sabia que ele era um cara italiano, chamado Joe, e muito sério como músico. Se você não fizesse o dever de casa, ele te expulsaria como aluno", disse Skolnick, que estudou com Satriani por dois anos. Segundo ele, Satriani já era uma lenda local na área da baía de São Francisco, mas ainda não possuía o reconhecimento mundial que viria a conquistar.
Antes de estudar com Satriani, Skolnick teve aulas com Danny Gill, outro guitarrista talentoso da região, que apresentou ao jovem Alex as habilidades técnicas de Edward Van Halen. "Ele foi o primeiro cara do bairro que conseguia tocar as coisas de Van Halen. Ver isso pessoalmente foi impressionante. Eu vi o Gill tocando Van Halen antes mesmo de ouvir o som real da banda. Quando ouvi, foi tipo: ‘Ok, preciso ser guitarrista solo. Isso é incrível.’"
Esse fascínio inicial pela guitarra levou Skolnick a buscar a excelência técnica que Satriani exigia de seus alunos. O aprendizado com Satch, como é conhecido, teve um impacto direto em sua carreira, que culminou em sua entrada na banda Testament, em 1985, então chamada Legacy.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps