O clássico do Iron Maiden que Brian Johnson conheceu antes de todo mundo
Por Bruce William
Postado em 13 de dezembro de 2024
"Powerslave", lançado em 1984, é um dos álbuns mais famosos do Iron Maiden. Lançado na chamada "época de ouro" da banda, ele traz faixas que se tornaram clássicas como "Aces High", "2 Minutes to Midnight" e "Rime of the Ancient Mariner". A capa inspirada na cultura egípcia e a grandiosidade das músicas definiram um momento importante na carreira da banda, que alcançou um novo nível de popularidade a partir dele e de sua turnê de divulgação, a "World Slavery Tour" realizada entre 1984 e 1985 e que conforme o baterista Nicko McBrain, de tão puxada que foi quase levou o grupo ao fim.

"Durou mais de 13 meses, o que foi quase a morte da banda, para ser honesto, só pelo número de show que fizemos; quatro seguidos, três seguidos, quatro seguidos, folga, três seguidos, folga, quatro seguidos, folga, dois seguidos, folga. Era muito puxado. Acho que viajamos pela América por cinco meses. Naqueles tempos tocávamos em qualquer lugar que nos recebesse".
Em 2021, a banda participou de uma "Listening Party" no twitter, realizada sob o comando de Tim Burgess, do The Charlatans, onde relembraram vários fatos envolvendo o "Powerslave". E uma das histórias mais interessantes envolveu a música "2 Minutes to Midnight", assinada pelo guitarrista Adrian Smith e pelo vocalista Bruce Dickinson, e que se tornou um clássico da banda, embora tenha sido escrita rapidamente em um quarto de hotel, conforme contou Adrian.
"Eu toquei a música para ele. Ele começou a cantar, e tínhamos '2 Minutes To Midnight'. Nós a escrevemos em cerca de vinte minutos. Eu poderia escrever coisas como essa o dia inteiro. Mas nem sempre isso se encaixava no tipo de fantasia e terror que o Maiden tinha. Nos primeiros dias, eu precisava que Bruce me ajudasse a deixar as coisas mais parecidas com o que o Maiden queria. '2 Minutes To Midnight' é um exemplo perfeito disso. Eu tinha o riff certo e Bruce tinha as palavras certas".
As gravações do álbum ocorreram entre fevereiro e junho daquele ano nas Bahamas, e o ambiente tropical contrastava com as temáticas sombrias e intensas do álbum. E Adrian ainda destacou um encontro inusitado durante as gravações. Ele contou que o AC/DC chegou ao estúdio no momento em que o Iron Maiden estava saindo. A presença de outra banda de peso no mesmo espaço foi um evento marcante, deixando lembranças especiais para os integrantes do Maiden.
"Lembro do AC/DC chegando ao estúdio enquanto a gente ia embora", conta o guitarrista Adrian Smith. "Bruce colou no Brian Johnson e mostramos pra ele uma versão inacabada da música", revelou o guitarrista.
"2 Minutes To Midnight" (em português, "2 Minutos para a Meia-noite") faz alusão ao "Relógio do Juízo Final" (também chamado de "Relógio do Juízo Final"). O relógio simbólico é mantido desde 1947 pelo comitê da organização Boletim dos Cientistas Atômicos da Universidade de Chicago. Segundo a Wikipedia, o relógio é uma analogia e indica que a raça humana está a "minutos para a meia-noite", onde este horário representa a destruição por uma guerra nuclear.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
"Crucificados Pelo Sistema", disco icônico do punk nacional, é relançado com bônus
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Mick Jagger elege seus álbuns e músicas favoritos dos Rolling Stones
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A brutalidade do Grave Digger em "Return of the Reaper"
A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
A canção amaldiçoada do The Who que Roger Daltrey nunca mais vai cantar
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Gene Simmons explica que o Kiss não tem mais autonomia para fazer o que quiser
A opinião de Regis Tadeu sobre o show do Manowar em que fãs queimaram camisas
Para guitarrista, produtor é 99% responsável por sucesso do Def Leppard
Os melhores discos de rock e metal lançados em 1982, segundo a Louder
O disco dos anos 60 ligado aos Beatles que chocou Ringo Starr, e cuja música ele nem lembra


As duas faixas do "The Number of the Beast" que Bruce Dickinson e Steve Harris detestam
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
10 vezes em que o Iron Maiden deixou metal de lado e mergulhou no prog sem medo
"Comemore a felicidade, mas não pense que você a merece", diz ex-Iron Maiden
A banda jovem que superou expectativas de Slash: "Não sabia onde iam parar"
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
Blaze Bayley sobre o documentário: "Não era um filme do Iron Maiden feito por eles"
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
As 100 maiores músicas da história do heavy metal, segundo a Rolling Stone


