O clássico do Iron Maiden que Brian Johnson conheceu antes de todo mundo
Por Bruce William
Postado em 13 de dezembro de 2024
"Powerslave", lançado em 1984, é um dos álbuns mais famosos do Iron Maiden. Lançado na chamada "época de ouro" da banda, ele traz faixas que se tornaram clássicas como "Aces High", "2 Minutes to Midnight" e "Rime of the Ancient Mariner". A capa inspirada na cultura egípcia e a grandiosidade das músicas definiram um momento importante na carreira da banda, que alcançou um novo nível de popularidade a partir dele e de sua turnê de divulgação, a "World Slavery Tour" realizada entre 1984 e 1985 e que conforme o baterista Nicko McBrain, de tão puxada que foi quase levou o grupo ao fim.

"Durou mais de 13 meses, o que foi quase a morte da banda, para ser honesto, só pelo número de show que fizemos; quatro seguidos, três seguidos, quatro seguidos, folga, três seguidos, folga, quatro seguidos, folga, dois seguidos, folga. Era muito puxado. Acho que viajamos pela América por cinco meses. Naqueles tempos tocávamos em qualquer lugar que nos recebesse".
Em 2021, a banda participou de uma "Listening Party" no twitter, realizada sob o comando de Tim Burgess, do The Charlatans, onde relembraram vários fatos envolvendo o "Powerslave". E uma das histórias mais interessantes envolveu a música "2 Minutes to Midnight", assinada pelo guitarrista Adrian Smith e pelo vocalista Bruce Dickinson, e que se tornou um clássico da banda, embora tenha sido escrita rapidamente em um quarto de hotel, conforme contou Adrian.
"Eu toquei a música para ele. Ele começou a cantar, e tínhamos '2 Minutes To Midnight'. Nós a escrevemos em cerca de vinte minutos. Eu poderia escrever coisas como essa o dia inteiro. Mas nem sempre isso se encaixava no tipo de fantasia e terror que o Maiden tinha. Nos primeiros dias, eu precisava que Bruce me ajudasse a deixar as coisas mais parecidas com o que o Maiden queria. '2 Minutes To Midnight' é um exemplo perfeito disso. Eu tinha o riff certo e Bruce tinha as palavras certas".
As gravações do álbum ocorreram entre fevereiro e junho daquele ano nas Bahamas, e o ambiente tropical contrastava com as temáticas sombrias e intensas do álbum. E Adrian ainda destacou um encontro inusitado durante as gravações. Ele contou que o AC/DC chegou ao estúdio no momento em que o Iron Maiden estava saindo. A presença de outra banda de peso no mesmo espaço foi um evento marcante, deixando lembranças especiais para os integrantes do Maiden.
"Lembro do AC/DC chegando ao estúdio enquanto a gente ia embora", conta o guitarrista Adrian Smith. "Bruce colou no Brian Johnson e mostramos pra ele uma versão inacabada da música", revelou o guitarrista.
"2 Minutes To Midnight" (em português, "2 Minutos para a Meia-noite") faz alusão ao "Relógio do Juízo Final" (também chamado de "Relógio do Juízo Final"). O relógio simbólico é mantido desde 1947 pelo comitê da organização Boletim dos Cientistas Atômicos da Universidade de Chicago. Segundo a Wikipedia, o relógio é uma analogia e indica que a raça humana está a "minutos para a meia-noite", onde este horário representa a destruição por uma guerra nuclear.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
Steve Harris revela qual música gostaria de resgatar para os shows do Iron Maiden
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
"Se viraram bem sem mim" - Adrian Smith relembra audição frustrada para grande banda em 1991
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
O clássico do rock britânico inspirado por Bob Dylan e Frank Sinatra: "Período estranho"
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
A música do Motörhead que tem verso "sacana" e marcou Rob Halford
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath

Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
175 figuras ligadas ao rock/metal que morreram em 2025
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
A música brutal do Machine Head inspirada em catástrofes reais e com influência de Iron Maiden
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock
O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"


