A forte opinião de Regis Tadeu sobre matéria do Fantástico sobre bandas racistas
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2025
O crítico musical Regis Tadeu comentou a reportagem exibida pelo Fantástico, que denunciou o crescimento do movimento neonazista dentro do black metal no Brasil. Em sua fala, ele rechaçou qualquer tentativa de relativização e defendeu punição rigorosa aos grupos extremistas. O corte é do canal CortesCrimson.
Regis Tadeu - Mais Novidades
"Um internauta me perguntou agora se vi a reportagem do Fantástico, que denunciou bandas de black metal nazistas no Brasil. Sim, eu vi essa matéria. Cara, a reportagem é sobre banda nazista. Não adianta vir com esse papo de ‘banda de black metal’ isso ou aquilo, porque existem bandas de black metal que não são nazistas. Mas aquilo ali é nazismo puro. E tem que baixar o guatambu nessas bandas. E pra quem não sabe, baixar o guatambu significa que essas bandas têm que tomar um pau. Nazista tem que apanhar", afirmou.
A reportagem do Fantástico revelou que o brasileiro Ciro Daniel Amorim Ferreira, de Belo Horizonte, entrou na lista de terroristas do governo dos Estados Unidos. Ele é um dos administradores do canal Terrorgram, que reúne supremacistas brancos e promove recrutamento de jovens para ações extremistas violentas.
O programa também teve acesso a um relatório da organização Stop Hate Brasil, que aponta o crescimento de bandas de nazi black metal no país. Segundo o documento, existem atualmente 125 grupos desse tipo, quase o triplo do número registrado há 15 anos. A maior concentração está nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Além de disseminar mensagens de ódio contra negros, judeus e a comunidade LGBTQIAP+, essas bandas promovem festas clandestinas e utilizam plataformas de streaming para divulgar suas músicas. Parte dos álbuns é lançada em parceria com grupos neonazistas de outros 25 países.
O aumento dessas atividades neonazistas tem gerado preocupação em autoridades nacionais e internacionais. O governo dos EUA classificou o Terrorgram como uma organização que incita ataques e doutrina novos extremistas. A polícia americana apontou que o atirador responsável pelo massacre em uma escola de Nashville, na última semana, estava ligado ao grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Os discos dos Beatles que Nando Reis mais ouviu na vida
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
A lenda do sertanejo que gravou com Guns N' Roses e Alice in Chains - e engavetou o disco
O álbum onde Steve Harris teve que tomar decisões que não agradaram Bruce Dickinson
Kerry King diz que Venom é a "melhor banda de merda de todos os tempos"
A música pesada do Aerosmith que fez a cabeça de Slash e é a preferida de James Hetfield


Regis Tadeu detona álbum clássico do Kiss: "Soa como se gravado debaixo de um edredom"
Regis Tadeu comenta morte do lendário guitarrista Phil Campbell
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
Regis Tadeu explica o que está acontecendo com a voz de Brian Johnson
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
Regis Tadeu diz que evangélicos são pouco ecléticos e diz que ouve black metal
O álbum triste que para Regis Tadeu é uma das maiores obras-primas de todos os tempos



