A forte opinião de Regis Tadeu sobre matéria do Fantástico sobre bandas racistas
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de janeiro de 2025
O crítico musical Regis Tadeu comentou a reportagem exibida pelo Fantástico, que denunciou o crescimento do movimento neonazista dentro do black metal no Brasil. Em sua fala, ele rechaçou qualquer tentativa de relativização e defendeu punição rigorosa aos grupos extremistas. O corte é do canal CortesCrimson.
Regis Tadeu - Mais Novidades
"Um internauta me perguntou agora se vi a reportagem do Fantástico, que denunciou bandas de black metal nazistas no Brasil. Sim, eu vi essa matéria. Cara, a reportagem é sobre banda nazista. Não adianta vir com esse papo de ‘banda de black metal’ isso ou aquilo, porque existem bandas de black metal que não são nazistas. Mas aquilo ali é nazismo puro. E tem que baixar o guatambu nessas bandas. E pra quem não sabe, baixar o guatambu significa que essas bandas têm que tomar um pau. Nazista tem que apanhar", afirmou.
A reportagem do Fantástico revelou que o brasileiro Ciro Daniel Amorim Ferreira, de Belo Horizonte, entrou na lista de terroristas do governo dos Estados Unidos. Ele é um dos administradores do canal Terrorgram, que reúne supremacistas brancos e promove recrutamento de jovens para ações extremistas violentas.
O programa também teve acesso a um relatório da organização Stop Hate Brasil, que aponta o crescimento de bandas de nazi black metal no país. Segundo o documento, existem atualmente 125 grupos desse tipo, quase o triplo do número registrado há 15 anos. A maior concentração está nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.
Além de disseminar mensagens de ódio contra negros, judeus e a comunidade LGBTQIAP+, essas bandas promovem festas clandestinas e utilizam plataformas de streaming para divulgar suas músicas. Parte dos álbuns é lançada em parceria com grupos neonazistas de outros 25 países.
O aumento dessas atividades neonazistas tem gerado preocupação em autoridades nacionais e internacionais. O governo dos EUA classificou o Terrorgram como uma organização que incita ataques e doutrina novos extremistas. A polícia americana apontou que o atirador responsável pelo massacre em uma escola de Nashville, na última semana, estava ligado ao grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Wolfgang Van Halen lidera lista do Loudwire com a melhor música de rock de 2025
Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge) acredita que a IA dominará tudo em breve
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
Ex-vocalista considera "nojenta" forma como foi demitido do Metal Church
O lendário guitarrista que Jeff Beck considerava "estagnado" por sua banda
Black Sabbath: O ataque com um queijo fedido ao pobre Bill Ward
Power Metal: os dez álbuns essenciais do gênero

Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Os melhores álbuns lançados por artistas brasileiros em 2025, segundo Regis Tadeu
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
A banda que nunca gravou disco e virou o "Black Sabbath brasileiro", segundo Regis Tadeu
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é



