A balada que é uma das músicas mais populares do Nevermore, mas foi tocada poucas vezes ao vivo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de janeiro de 2025
O Nevermore não tem grandes hits em seu catálogo musical, no entanto, uma obra da banda fez relativo sucesso no início deste século. Trata-se da balada melancólica e sombria "Believe in Nothing", que figura entre as obras mais conhecidas do talentoso quarteto americano.
"Believe in Nothing" é faixa do quarto álbum do Nevermore, "Dead Heart in a Dead World", lançado no segundo semestre de 2000. O álbum apresenta outras canções marcantes, como a faixa-título, a explosiva "Narcosynthesis", "The Heart Collector" e "The River Dragon Has Come".

"Muitas pessoas não sabem disso, mas eu tive muita participação nas músicas do Nevermore. Jeff [Loomis, guitarrista] controlava praticamente toda a parte de guitarra, mas eu tive meus momentos. Poucas pessoas sabem que, na música 'Believe In Nothing', eu escrevi o refrão e o solo de guitarra - Jeff nunca admitirá isso. Ele escreveu os versos, as partes acústicas, então trabalhamos juntos nessa música. Essa é uma das minhas músicas favoritas do Nevermore", declarou Dane, durante entrevista concedida ao site Blabbermouth em 2016.
Apesar de ser uma das músicas mais conhecidas do Nevermore, "Believe in Nothing" foi tocada em poucos shows da banda (21, segundo o site Setlist.FM). De acordo com entrevista que Dane concedeu à Iza Rodrigues (do site Menina Headbanger) em 2015, a faixa não era executada nas apresentações ao vivo por conta de outros integrantes do conjunto.
"É difícil escolher uma música favorita para executar ao vivo. Todas as músicas são como se fossem meus filhos. E eu realmente não consigo escolher uma favorita. Mas ‘The Heart Collector’ é minha favorita, talvez porque ela te faz despertar (...).
Mas estou muito contente. Finalmente posso executar algumas [músicas] que nunca fiz ao vivo, por causa de outras pessoas, a banda e tudo mais. ‘Believe in Nothing’, sei que é uma música popular, mas alguns membros do Nevermore não queriam tocar esse som ao vivo. Eu acho que, talvez, tocamos uma ou duas vezes."
A trajetória do Nevermore foi encerrada em 2011, e Warrel Dane faleceu em 2017. Jeff Loomis e o baterista Van Williams anunciaram o retorno do grupo no início de 2025.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
O clássico de Chuck Berry que Marc Bolan usou para criar um hino do glam rock
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
30 anos de "Antichrist Superstar", de Marilyn Manson - 5 curiosidades
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
"Lucifer III" ganha nova vida em edição brasileira em vinil
Dregen nega que saída do Hellacopters tenha ocorrido em comum acordo



Músicos do Nevermore explicam ausência do baixista Jim Sheppard em reunião
Vocalista do Nevermore fala sobre influência de Warrel Dane e recepção dos fãs
Nevermore já conta com ideias para novas músicas registradas
A música tocante que Warrel Dane escreveu para seu irmão, que nunca a ouviu
Dicionário do Metal: cinco bandas com a letra N


