De Tony Iommi a Lady Gaga, quem são os compositores preferidos de Jason Newsted
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de janeiro de 2025
Jason Newsted é um nome bastante conhecido dentro do universo da música pesada. Membro fundador e baixista do Flotsam and Jetsam, ele recebeu a chance da sua vida no segundo semestre de 1986, quando foi escolhido como substituto de Cliff Burton, que gravou os três primeiros discos do Metallica e faleceu em um trágico acidente ocorrido durante a turnê de divulgação de "Master of Puppets".
Jason Newsted - Mais Novidades
A passagem de Jason pelo Metallica durou 14 anos e foi encerrada no início de 2001. Enquanto foi integrante da banda liderada por James Hetfield e Lars Ulrich, o baixista gravou cinco discos de estúdio, sendo um destes o aclamado "Black Album".
Embora tenha passado bastante tempo no Metallica, Jason é creditado como co-autor de apenas três músicas do Metallica. E dessas, uma figura entre as grandes composições do grupo. Trata-se de "Blackened", porrada que abre "...And Justice for All" (1988), quarto disco da banda.
"Blackened" mostra que Jason tem talento para a composição. E ele teve boas inspirações, como relatou ao conceder entrevista ao site Songfacts em 2013. Quando foi perguntado quais são os seus compositores favoritos de todos os tempos, o baixista citou vários nomes.
Inicialmente, Jason relembrou músicos que fazem parte do mundo do Rock e do Metal. "Bem, em termos de Metal, heróis como o Black Sabbath - Geezer Butler, Tony Iommi (...). E o Rush. Até mesmo Derek St. Holmes, da Ted Nugent Band, grande compositor e grande letrista. Essa é a minha pilha de professores originais, quando eu tinha 12, 14, 16 anos de idade, meus professores originais", declarou o baixista, que na sequência, fez comentários sobre representantes de outras gerações (e estilos).
"Tenho muito respeito pelos caras do Muse, que têm uma capacidade fantástica de compor. Kings of Leon, que tem uma ótima capacidade de composição. Lady Gaga, grande capacidade de composição no que diz respeito à melodia e à letra. Não gosto muito do boom-boom computadorizado da banda dela, mas no que diz respeito à melodia das letras, é [algo] fantástico."
Por fim, Newsted voltou ao "seu território" e fez comentários sobre bandas de Heavy Metal, inclusive aquela que o tornou mundialmente conhecido. O veterano headbanger disse:
"Gosto do Mastodon - gosto da honestidade de suas composições, da crueza, da feiura, mas ainda com um pouco de senso de humor na vibração da letra e da composição. Gosto muito disso: quando eles não levam as coisas muito a sério. Isso é muito importante.
Os caras do Slayer, eu adoro o que eles criaram. É claro que o Metallica fez algumas coisas muito legais. O Voivod fez alguns arranjos incríveis. O Gov't Mule fez alguns arranjos incríveis - Warren Haynes, um compositor muito bom. Zakk Wylde, ótimo compositor. Há muitas pessoas por aí que eu respeito nesse sentido."
Na mesma entrevista que serviu como base para esta matéria, Jason falou sobre o processo de composição de "Blackened". Leia mais aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A jam espiritual que virou música e iniciou tradição presente em todos os discos do Soulfly
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen


A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted


