"Kurt Cobain foi um ótimo guitarrista", diz Joe Satriani
Por João Renato Alves
Postado em 04 de janeiro de 2025
A qualidade de Kurt Cobain enquanto guitarrista sempre foi alvo de opiniões díspares. Enquanto alguns conseguiam enxergar a autenticidade do líder do Nirvana ao criar com seu instrumento, outros criticavam a falta de aptidão técnica. Joe Satriani, um dos maiores virtuoses de todos os tempos, joga no primeiro time.
Em entrevista à Classic Rock, o instrumentista destacou as qualidade do ícone do grunge, declarando: "Fiquei muito feliz com aqueles discos do Nirvana. Kurt foi um ótimo guitarrista. Você volta e olha os clipes e percebe que esse cara está tocando tudo o que deveria tocar. Ele não está olhando para o que está tocando, então, obviamente, realmente conhece o instrumento."
Outro ponto que chamou a atenção de Satch foi o fato de Cobain ter como parceiro Dave Grohl. "E ele estava tocando com um dos maiores bateristas de todos os tempos, então isso não teria funcionado se não fosse um bom guitarrista."
A carreira de Satriani já estava bem estabelecida quando "Nevermind", do Nirvana, colocou o grunge no topo. Sendo assim, o próprio não tinha noção do fato de que os solos de guitarra estavam rapidamente se tornando uma espécie em extinção graças à ascensão do movimento de Seattle.
"Eu não prestei atenção nisso, eu acho. ‘The Extremist’ (1992) saiu como minha carta de amor à era do rock clássico, então era um disco de volta de qualquer maneira. Mas quando saí do estúdio percebi: ‘Ah, agora é tudo Nirvana e Soundgarden.’"
Nascido em Aberdeen, Washington, Kurt Donald Cobain ganhou uma guitarra no aniversário de 14 anos. Sua primeira banda, em 1985, foi o Fecal Matter, que contava com Dale Crover, baterista do Melvins, então tocando o baixo.
Em 1987 fundou o Nirvana, banda que encabeçaria o movimento grunge, mudando as tendências mercadológicas da música Pop na virada da década seguinte. Impulsionado pelo segundo álbum, "Nevermind", o grupo vendeu mais de 80 milhões de discos até hoje.
Foi encontrado morto na sua casa em Seattle no dia 8 de abril de 1994. Embora a data exata não seja precisa, tudo indica que cometeu suicídio três dias antes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps