Músico denuncia uso de arte usada por sua banda em novo álbum do Dream Theater
Por João Renato Alves
Postado em 11 de fevereiro de 2025
Ben Jones, líder do grupo de rock progressivo Orion, acusou o artista Hugh Syme de tentar lucrar duas vezes com a mesma obra. Seguindo postagem no Facebook, uma peça gráfica cujos direitos ele comprou de Syme para uso em seu álbum "The Lightbringers" (2024), também apareceu no encarte da edição deluxe do álbum recém-lançado do Dream Theater, "Parasomnia" (2025).
Dream Theater - Mais Novidades

Ele disse: "Isso é real?! Uma obra de arte na nova edição deluxe do Dream Theater é EXATAMENTE a mesma que estava no encarte do ‘The Lightbringers’ representando a música ‘The Ghosts Among Us’. Tenho certeza de que eles não lerão isso, mas qual a opinião de Mike Portnoy ou John Petrucci? Hugh Syme fez a arte para o meu álbum e o deles, então acho que consigo ver onde isso vai dar…"
Não houve qualquer resposta pública às alegações. No entanto, em um comentário feito por Jones no Facebook da Orion no último dia 9 de fevereiro, ficou claro que ele e representantes do Dream Theater conversaram e chegaram a um acordo sobre o assunto.
"Não sei por que plágio está sendo mencionado, porque eu certamente nunca disse nada sobre isso. Na verdade, escrevi centenas de respostas para conscientizar as pessoas de que o DT também é vítima da negligência de Hugh. Agora, o que eu postei publicamente? A maioria das pessoas não entenderá, principalmente porque nunca passaram por isso. Tente imaginar uma situação em que você gastou milhares de dólares em uma arte que deveria ser única e personalizada para seu álbum. Você também gastou milhares na criação do álbum em si, passou meses trabalhando nele, tentando torná-lo o melhor possível.
Agora imagine que um fã lhe envie uma foto, mostrando claramente que a peça exata da arte (que deveria ser exclusiva para você) apareceu no encarte do novo álbum da maior banda do gênero. Posso dizer que é totalmente de partir o coração. A outra parte do meu motivo para postar isso é que eu queria que o DT estivesse ciente. Não sou um músico famoso e não tenho meios de contatar facilmente pessoas como eles, por isso tirei um tempo para fazer 3-4 postagens iniciais em algumas páginas diferentes sobre isso. Eu certamente não pensei que isso chegaria a esse ponto.
Bem, o resultado é que o empresário do Dream Theater entrou em contato comigo no sábado à noite e tivemos uma troca muito amigável. Também aproveitei a chance para esclarecer com Frank que não acho que tenham cometido qualquer irregularidade. Apesar do fato de que eles realmente não me devem nada, Frank me fez uma oferta muito gentil, que aceitarei em algum momento. No final, as pessoas decidirão o que querem sentir sobre isso, independentemente dos fatos."
"The Lightbringers" foi o primeiro álbum completo do Orion. Em 2023, o grupo disponibilizou o EP "Passing Through".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ritchie Blackmore anuncia reencontro com Deep Purple após mais de 30 anos
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
A banda que se preparava para dominar os anos oitenta, mas a tragédia chegou antes
Ritchie Blackmore conta que pediu a Ian Gillan para tocar com Deep Purple
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
A música do Nightwish que conquistou Steve Harris, líder do Iron Maiden
A opinião de ex-vocalista sobre o estilo de Yngwie Malmsteen ao cantar
Phil Collins revela qual trabalho considera o melhor de sua carreira solo
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
Geddy Lee relembra o sinal mais "insano" da presença do falecido Neil Peart na nova turnê do Rush
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
Blaze Bayley diz que compor com Steve Harris supera show em São Paulo
As únicas quatro músicas próprias que o Guns N' Roses ainda não tocou ao vivo
A melhor música de Bob Dylan de todos os tempos, segundo Paul McCartney
Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982


30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Padre ouve Dream Theater pela primeira vez e faz comparação com Jesus Cristo
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Dream Theater: o vacilo na capa de A Dramatic Turn of Events
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


