O guitarrista que Angus Young equipara a Jimi Hendrix; "Fiquei impressionado"
Por Bruce William
Postado em 08 de fevereiro de 2025
Ao longo das décadas, Eddie Van Halen conquistou o respeito de diversos guitarristas pelo seu estilo inovador e abordagem técnica única. Angus Young, do AC/DC, é um dos que não esconde a admiração pelo colega. Em uma entrevista resgatada pelo Van Halen News Desk em 2011, Angus comparou Eddie a ninguém menos que Jimi Hendrix, destacando o impacto que ele causou na cena musical e sua capacidade de redefinir o papel da guitarra no rock.
AC/DC - Mais Novidades
"O AC/DC fez um show com o Van Halen em 1978 ou 79. Não sabia muito sobre eles, exceto por alguns clipes que havia visto, especialmente o de Eddie tocando 'Eruption'. Fiquei impressionado", contou Angus. O guitarrista australiano admitiu que, mesmo já sendo reconhecido por seu trabalho no AC/DC, ficou surpreso ao saber que Eddie admirava seu estilo. "Nunca me considerei um grande guitarrista", afirmou.
Angus vê Eddie Van Halen como um verdadeiro inovador, capaz de influenciar gerações de músicos de maneira semelhante a Hendrix. "Quando cresci, tínhamos grandes instrumentistas na Inglaterra, como Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck. Depois, é claro, veio Jimi Hendrix, que mudou tudo. Colocaria Eddie na mesma categoria de Hendrix. Ele mudou o jogo com seu estilo, e surgiram vários o imitando. Quando Hendrix se destacou, de repente, surgiram pessoas querendo comprar uma guitarra igual e tocar seus licks. Ele virou de cabeça para baixo o livro de regras em termos de abordagem. Eddie também é dessa linha, o que o coloca na mesma categoria."
A relação entre os dois guitarristas foi marcada por respeito e momentos inusitados. Angus lembrou que, em uma ocasião, recebeu uma ligação de Eddie no meio da madrugada, enquanto o Van Halen estava em Londres. A esposa de Angus atendeu e passou o telefone, deixando o guitarrista do AC/DC confuso. "Ela disse: 'Eddie está na linha'. Eu respondi: 'que prra de Eddie?' (risos). Ele ouviu e falou: 'ei, você é mau, seu filho da pta!'. E eu: 'sim, são duas da manhã!'", recordou.
Mesmo com estilos distintos, Eddie e Angus compartilharam respeito mútuo e momentos de camaradagem. Angus destacou que Eruption sempre esteve entre suas músicas favoritas e que a influência de Eddie foi inegável. "Quando Jimi Hendrix surgiu, todos pensaram 'De onde veio esse cara?'. Tenho o mesmo sentimento em relação a Eddie. Quando ele apareceu, todos os guitarristas diziam 'Você tem que ouvir esse cara'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção do Genesis que a banda evitava tocar ao vivo, de acordo com Phil Collins
As 10 melhores músicas da fase progressiva do Genesis segundo leitores da revista Prog
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Tecladista anuncia que o Faith No More não volta mais
Rick Rubin elege o maior guitarrista de todos os tempos; "ele encontrou uma nova linguagem"
Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
Os guitarristas que Ozzy Osbourne achava "friamente perfeitos demais" para gostar
Como "Welcome To The Jungle", do Guns N' Roses, soaria se gravada pelo Sepultura?
Kirk Hammett cita os fatores que impediram o Exodus de ser maior
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
A canção que o baixista achava "meio brega" mas levou o Metallica ao estrelato


A melhor música do melhor disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Os indicativos de que o show do AC/DC no Brasil pode estar mesmo confirmado
A melhor faixa do pior disco do AC/DC, segundo o Heavy Consequence
Ozzy Osbourne preferia Bon Scott; "o melhor cantor que o AC/DC já teve"
"Para mim, o AC/DC sempre foi Bon Scott", diz o baterista Phil Rudd
As duas últimas grandes músicas de rock, segundo Angus Young do AC/DC em 1977
A canção do AC/DC que Angus Young diz ser melhor que "Satisfaction" dos Stones
Os 100 melhores álbuns dos anos 1990 segundo a Classic Rock
David Coverdale, ex-Deep Purple, conta como eles expulsaram o AC/DC do palco em 1974
A incrível banda onde Brian May gostaria de tocar, mas ele não tem tamanho pra isso


