Em 2024, Ozzy Osbourne afirmou que história do Black Sabbath estava inacabada
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de fevereiro de 2025
A formação clássica do Black Sabbath se reunirá para fazer o derradeiro show da carreira do lendário grupo. Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) se apresentarão no evento "Back to the Beginning", que acontecerá no dia 5 de julho de 2025, em Birmingham (cidade inglesa onde o Sabbath deu seus primeiros passos).
Black Sabbath - Mais Novidades
O Black Sabbath estava inativo desde o dia 4 de fevereiro de 2017, quando tocou em Birmingham, no que foi, até esta quarta-feira (5 de fevereiro de 2025), o último show do quarteto. No entanto, Bill Ward não participou do show. Tommy Clufetos, que integrou a banda entre 2012 e 2017, comandou as baquetas.
Embora o show realizado em fevereiro de 2017 tenha sido anunciado como o último do Sabbath, Ozzy acreditava que a história da banda estava inacabada. O vocalista falou sobre o tema em maio de 2024, durante um episódio do podcast "The Madhouse Chronicles", apresentado por ele e pelo guitarrista Billy Morrison.

Para Ozzy, o último capítulo da trajetória do Black Sabbath deveria contar com a presença de Bill Ward. O Madman afirmou (via Blabbermouth).
"Fiquei triste porque Bill não estava lá. Quero dizer, Tommy [Clufetos], baterista da minha banda, fez um ótimo trabalho [substituindo Bill], mas ele não é Bill Ward. Não foi o Black Sabbath que terminou. Está inacabado. Se eles quisessem fazer mais um show com Bill, eu aproveitaria a chance. Sabe o que seria legal? Se fôssemos a um clube ou algo assim sem avisar e simplesmente nos levantássemos e fizéssemos isso [um show]. Começamos em um clube."
O tempo passou, e enfim o Black Sabbath anunciou um concerto com sua formação clássica. A apresentação não será realizada em um clube, mas sim, em um estádio, no caso, o Villa Park. Confira mais detalhes sobre esse evento histórico aqui.
O último show do Black Sabbath
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Judas Priest venderá edição de 50 anos de "Sad Wings of Destiny" em shows
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
Ozzy Osbourne confirma que não fará show completo com o Black Sabbath em despedida
Confira todas as músicas tocadas no "Back to the Beginning", adeus de Ozzy e do Black Sabbath
A emocionante foto de Eloy Casagrande ao lado de Bill Ward na despedida do Black Sabbath
Para Geezer Butler, final do último show do Black Sabbath foi estranho
Filho confirma que Ozzy Osbourne não tinha condições de fazer o show de despedida
Imagem de "satanistas" foi boa para o Black Sabbath, segundo Tony Iommi
Tony Iommi ficou decepcionado com críticas que primeiro disco do Black Sabbath recebeu
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
5 músicas de metal que seriam completamente diferentes sem um único detalhe
Com Corey Glover (Living Colour) nos vocais, One Tribe Nation lança cover do Black Sabbath
Geezer Butler considera estreia do Black Sabbath um dos grandes momentos de sua vida
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, participou de novo álbum do Mastodon


