O hitmaker que participou da composição de três músicas que superaram 1 bilhão no Spotify
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de março de 2025
Você talvez não se lembre instantaneamente de John Charles Barratt, no entanto, é provável que já ouviu alguma música produzida ou composta por ele. Mais conhecido pelo nome artístico Desmond Child, o rapaz em questão atua como produtor musical e compositor desde a década de 1970.
Bon Jovi - Mais Novidades
Desmond Child trabalhou com vários artistas ao longo de sua carreira, incluindo alguns famosos nomes do rock and roll. Aliás, ele é co-autor de três faixas que ultrapassaram 1 bilhão de plays no Spotify: "Livin' on a Prayer" e "You Give Love a Bad Name", de Bon Jovi, e a dançante "I was Made for Lovin' You", do Kiss.
De todas as músicas acima listadas, "Livin' on a Prayer" é a mais popular (tanto que seu vídeo também superou a marca do bilhão no Youtube). Curiosamente, Paul Stanley, guitarrista/vocalista do Kiss, contribuiu para a composição desse grande sucesso de Bon Jovi, como aponta entrevista que Desmond concedeu ao site Songfacts em 2024. Na ocasião, o produtor afirmou o seguinte:
"O maior conselho foi de Paul Stanley, que me ensinou a escrever hinos de estádio à maneira do Kiss, em que o protagonista é sempre o vencedor. Sempre há vitória. E a música também está sempre se elevando.
Usei esse tipo de ideia ou sentimento em minhas colaborações com Jon Bon Jovi e Richie Sambora para a banda Bon Jovi. O exemplo mais perfeito disso é ‘Livin' on a Prayer’, que também é o título do meu livro. É a música mais significativa em que já trabalhei."
A lista de composições assinadas por Desmond Child ainda inclui sucessos do calibre de "Poison" (Alice Cooper), "Angel" (Aerosmith) e "Born to Be My Baby" (Bon Jovi). Porém, como a vida não é um mar de rosas, seu catálogo também apresenta uma música que não é, nem de longe, um hit: trata-se de "You Not Me", do Dream Theater.
A ideia de chamar Desmond Child para colaborar com o Dream Theater surgiu durante as gravações de "Falling into Infinity", álbum lançado em 1997. Na época, o grupo norte-americano de metal progressivo tentou criar uma canção radiofônica, o que não deu muito certo.
John Petrucci, guitarrista do Dream Theater, relembrou a parceria com Desmond Child quando foi entrevistado por Greg Prato, da equipe do site Songfacts. O ícone das seis cordas gostou da experiência.
"Em ‘Falling Into Infinity’, tínhamos escrito uma música e tivemos a oportunidade de trabalhar com Desmond na letra. Olhando para trás, acho que eu tinha a letra e nós a desenvolvemos juntos a partir daí. Foi uma experiência divertida. Foi algo que eu nunca havia feito antes. Sempre mantivemos tudo dentro da banda - nunca tivemos escritores externos ou algo do gênero - mas foi uma oportunidade de fazer algo diferente.
Fui até a casa dele. Ele foi ótimo, passamos algum tempo no estúdio, reformulamos as letras para que ficassem mais bonitas, com a experiência e a influência dele. Na verdade, nunca mais fiz nada parecido. Foi uma coisa única, mas foi uma experiência legal."
No fim das contas, "You Not Me" não emplacou, e apareceu em raríssimos shows do Dream Theater (três, de acordo com o site Setlist.FM). Ao menos a música rendeu a Petrucci a chance de trabalhar com Desmond Child, o hitmaker que ajudou a compor três hits que superaram 1 bilhão de plays no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
5 canções dos Beatles que George Martin não curtia; "que diabos era aquilo?"
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975

"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Para George Lynch, Dokken poderia ter sido tão grande quanto Mötley Crüe e Bon Jovi
35 músicas de bandas de rock com mais de 1 bilhão de reproduções no Spotify
Metal Hammer: os maiores hits do rock eleitos em votação


