O hitmaker que participou da composição de três músicas que superaram 1 bilhão no Spotify
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de março de 2025
Você talvez não se lembre instantaneamente de John Charles Barratt, no entanto, é provável que já ouviu alguma música produzida ou composta por ele. Mais conhecido pelo nome artístico Desmond Child, o rapaz em questão atua como produtor musical e compositor desde a década de 1970.
Bon Jovi - Mais Novidades
Desmond Child trabalhou com vários artistas ao longo de sua carreira, incluindo alguns famosos nomes do rock and roll. Aliás, ele é co-autor de três faixas que ultrapassaram 1 bilhão de plays no Spotify: "Livin' on a Prayer" e "You Give Love a Bad Name", de Bon Jovi, e a dançante "I was Made for Lovin' You", do Kiss.
De todas as músicas acima listadas, "Livin' on a Prayer" é a mais popular (tanto que seu vídeo também superou a marca do bilhão no Youtube). Curiosamente, Paul Stanley, guitarrista/vocalista do Kiss, contribuiu para a composição desse grande sucesso de Bon Jovi, como aponta entrevista que Desmond concedeu ao site Songfacts em 2024. Na ocasião, o produtor afirmou o seguinte:
"O maior conselho foi de Paul Stanley, que me ensinou a escrever hinos de estádio à maneira do Kiss, em que o protagonista é sempre o vencedor. Sempre há vitória. E a música também está sempre se elevando.
Usei esse tipo de ideia ou sentimento em minhas colaborações com Jon Bon Jovi e Richie Sambora para a banda Bon Jovi. O exemplo mais perfeito disso é ‘Livin' on a Prayer’, que também é o título do meu livro. É a música mais significativa em que já trabalhei."
A lista de composições assinadas por Desmond Child ainda inclui sucessos do calibre de "Poison" (Alice Cooper), "Angel" (Aerosmith) e "Born to Be My Baby" (Bon Jovi). Porém, como a vida não é um mar de rosas, seu catálogo também apresenta uma música que não é, nem de longe, um hit: trata-se de "You Not Me", do Dream Theater.
A ideia de chamar Desmond Child para colaborar com o Dream Theater surgiu durante as gravações de "Falling into Infinity", álbum lançado em 1997. Na época, o grupo norte-americano de metal progressivo tentou criar uma canção radiofônica, o que não deu muito certo.
John Petrucci, guitarrista do Dream Theater, relembrou a parceria com Desmond Child quando foi entrevistado por Greg Prato, da equipe do site Songfacts. O ícone das seis cordas gostou da experiência.
"Em ‘Falling Into Infinity’, tínhamos escrito uma música e tivemos a oportunidade de trabalhar com Desmond na letra. Olhando para trás, acho que eu tinha a letra e nós a desenvolvemos juntos a partir daí. Foi uma experiência divertida. Foi algo que eu nunca havia feito antes. Sempre mantivemos tudo dentro da banda - nunca tivemos escritores externos ou algo do gênero - mas foi uma oportunidade de fazer algo diferente
Fui até a casa dele. Ele foi ótimo, passamos algum tempo no estúdio, reformulamos as letras para que ficassem mais bonitas, com a experiência e a influência dele. Na verdade, nunca mais fiz nada parecido. Foi uma coisa única, mas foi uma experiência legal."
No fim das contas, "You Not Me" não emplacou, e apareceu em raríssimos shows do Dream Theater (três, de acordo com o site Setlist.FM). Ao menos a música rendeu a Petrucci a chance de trabalhar com Desmond Child, o hitmaker que ajudou a compor três hits que superaram 1 bilhão de plays no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
Pistas a distâncias diferentes e com mesmo preço no show do AC/DC? Entenda
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
O "detalhe" da COP30 que fez Paul McCartney escrever carta criticando o evento no Brasil
Journey anuncia "Final Frontier", sua turnê de despedida
A música do Yes que Mike Portnoy precisou aprender e foi seu maior desafio
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Meet & Greet com Dave Mustaine, que custa mais que um salário mínimo, está esgotado
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Kiss libera detalhes da edição deluxe do clássico "Alive!"


O ator que Bon Jovi quer que o interprete no seu futuro filme biográfico
É de tirar o pó da vitrola: 5 relançamentos imperdíveis para fãs de rock clássico
A picaretagem que Bon Jovi fez para diminuir rombo no cofre, segundo Regis Tadeu
Classic Rock divulga lista das 50 maiores bandas de Rock de todos os tempos
Para Kurt Cobain, Jon Bon Jovi era uma "pedaço de m*rda desesperado e sem talento"


