Antes de Gene Simmons, outro ícone da música afirmou que o rock estava "praticamente" morto
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de março de 2025
Você provavelmente já ouviu ou leu em algum lugar que o "rock está morto". Essa citação (que aparentemente, nunca se concretizou e está longe de se concretizar) foi proferida por Gene Simmons, baixista/vocalista do Kiss. E ele realmente acredita nisso, pois já enterrou o rock and roll mais de uma vez.
Gene Simmons - Mais Novidades
Dono de uma fortuna (e de uma língua) gigantesca, Gene explicou à Metal Hammer por quais razões acha que o rock morreu. Durante a citada entrevista, que foi publicada em 2022, o músico explicou sua teoria:
"Já joguei esse jogo antes e vale a pena observar que o rock continua morto. De 1958 a 1988, são 30 anos, certo? Você tem Elvis Presley, os Beatles, Jimi Hendrix, os Rolling Stones e assim por diante. Motown. Temos a surf music, os Beach Boys, a invasão britânica - centenas de bandas (...). A música disco, Madonna, Prince, [David] Bowie, todas essas coisas fantásticas. Você tinha as bandas pesadas como Metallica e Iron Maiden, todas essas coisas nesses 30 anos. Música e bandas eternas.
Mas de 1988 até hoje, quem são os novos Beatles? O BTS [grupo de k-pop]? Não há como negar que o BTS é mundialmente famoso. Mas será que vou formar uma banda de garagem para tocar essas músicas? Não (...). Bandas influentes, que fazem com que alguém queira pegar uma guitarra, aprender a tocar músicas e fazer parte de uma banda, não existem, porque não dá para ganhar a vida."
Pois bem, essa não foi a primeira, tampouco a última vez que Gene disse que o rock tombou na valeta De 2014 em diante, o artista repetiu a fala sempre que a oportunidade aparecia. No entanto, outro ícone da música havia afirmado algo similar na década de 90. Trata-se de Joey Ramone, vocalista dos Ramones.
O jornalista Jim Sullivan, ex-colaborador do jornal Boston Globe, entrevistou Joey em 1996, último ano de atividade dos Ramones. Na ocasião, o cantor afirmou (via Hard Noise):
"Acho que estamos deixando um legado histórico. Nós realmente mudamos o rock 'n' roll. Quando surgimos em 74, o rock 'n' roll estava praticamente morto. Era totalmente disco e rock corporativo. Era totalmente sintético. Toda a diversão havia desaparecido. Nós agitamos o barco, entende o que quero dizer?"
Na mesma entrevista, Joey falou sobre a simplicidade que pautou a sonoridade dos Ramones. O frontman também apontou artistas que apostaram em obras simples.
"A melhor arte ou música sempre foi simples, mas eficaz. As latas de sopa de Andy Warhol [finado artista americano] eram simples, mas eficazes. O melhor rock 'n' roll parece simples, seja Buddy Holly, Little Richard, Beatles, Stones, The Who ou os Stooges."
Considerado um dos grandes ícones da história do punk rock, Joey Ramone participou de todas as formações dos Ramones. Ao longo de sua carreira, o vocalista gravou músicas marcantes, como "Blitzkrieg Bop", "Sheena is a Punk Rocker", "I Wanna Be Sedated" e "Pet Sematary". Ele faleceu no dia 15 de abril de 2001, aos 49 anos de idade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


Gene Simmons (Kiss) falará no Senado em apoio à remuneração justa de artistas
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
O único arrependimento de Gene Simmons sobre Ace Frehley, segundo o próprio
Gene Simmons se arrepende de não ter sido mais rigoroso com Ace Frehley e Peter Criss
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia


