Como uma lembrança doce de Lennon fez McCartney escolher uma música favorita dos Beatles
Por Bruce William
Postado em 08 de março de 2025
Escolher uma única música favorita dentro de um catálogo vasto como o dos Beatles parece ser uma missão impossível, até para Paul McCartney. Cada uma de suas canções está entrelaçada com memórias pessoais, momentos importantes e, claro, as relações que moldaram a banda ao longo dos anos. Quando o assunto é a música que ele mais aprecia, McCartney, como era de se esperar, sempre se mostrou hesitante, mas em uma rara revelação ele comentou que "You Know My Name (Look Up the Number)" ocupa um lugar especial.
Beatles - Mais Novidades

Em uma conversa no podcast McCartney: A Life in Lyrics, resgatada pela Far Out, o músico compartilhou o motivo por trás dessa escolha inusitada. Embora muitos esperassem que McCartney falasse de um clássico como "Hey Jude" ou "Let It Be", ele escolheu uma canção que nasceu da pura diversão entre amigos. "John chegou uma noite com uma ideia: 'You know my name, look up the number'. Ele estava completamente fora de si, e eu estava rindo tanto que acabamos fazendo essa música", disse McCartney.
A história por trás da canção, lançada como b-side do single de "Penny Lane" e que se tornou um dos maiores exemplos de como o senso de humor e a amizade de Lennon e McCartney se refletiam no trabalho da banda, é uma das mais divertidas de todas. Lennon, com a frase retirada de uma agenda telefônica, decidiu transformar algo simples em um mantra. McCartney não demorou para se envolver na brincadeira, e juntos criaram uma música que combinava o nonsense com o estilo irreverente dos Beatles.

O mais curioso é que a canção, que começou como uma piada, envolveu também outros músicos, incluindo Brian Jones, dos Rolling Stones, que apareceu no estúdio com um saxofone em vez de sua guitarra habitual. McCartney se lembra com uma boa dose de humor: "Eu pensei que ele traria uma guitarra e de repente ele chega com um saxofone. Isso fez a música ficar ainda mais engraçada."
Segundo McCartney, o valor dessa faixa vai além da música em si: "É tão insano, todas as memórias... O que você faria se alguém como John Lennon chegasse no estúdio e dissesse 'Eu tenho uma nova música', e você perguntasse, 'Quais são as palavras?', e ele respondesse 'Você sabe meu nome, procure o número'."

Assim, "You Know My Name (Look Up the Number)" se tornou mais do que uma canção dos Beatles. Foi a perfeita representação da amizade, da diversão e da espontaneidade que sempre caracterizaram a relação entre Lennon e McCartney. Por isso, sem dúvidas, entrou na lista das favoritas de McCartney.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps