Andreas Kisser fala sobre seu amor pelo Yes e Steve Howe
Por João Renato Alves
Postado em 08 de abril de 2025
Em 2017, o Sepultura lançou o elogiado álbum "Machine Messiah". O nome do disco remeteu a uma música homônima do Yes, presente em "Drama" (1980). Em depoimento à revista Prog, o guitarrista Andreas Kisser prestou uma homenagem aos ícones britânicos. Ele declarou:
"Entrei na música progressiva por meio de amigos quando tinha talvez 17 ou 18 anos. Não tivemos a chance de ver nenhum dos shows na época porque ninguém veio tocar no Brasil, mas estávamos ouvindo King Crimson, Pink Floyd, Emerson Lake and Palmer.
Sepultura - Mais Novidades
O Yes era meu favorito, no entanto – especialmente Steve Howe. Gostava do estilo e da técnica dele, a maneira como incorporou elementos do violão clássico e do violão folk. Quando comecei a tocar, não sabia ler música, então tocava de ouvido. ‘Mood For A Day’ do Yes foi uma das músicas que comecei a tocar. Isso me fez perceber que muitas coisas que eu achava impossíveis eram possíveis.
Steve Howe me mostrou isso por meio de sua música em canções como ‘Clap’ e álbuns como ‘Tales From Topographic Oceans’, que tem muitas peças acústicas lindas. Eu amo seu material solo também, mas o Yes foi uma grande influência na minha vida – e ainda é. Até agora eu encontro coisas novas na música deles. E o álbum ‘Machine Messiah’ do Sepultura tem o nome de uma música do ‘Drama’.
O Yes é um ótimo professor, não só musicalmente, mas também liricamente. Eles falam sobre tantas coisas diferentes e escrevem lindas poesias. Meu álbum favorito tem que ser ‘Close To The Edge’, mas eu gosto do ‘Relayer’ também – Patrick Moraz fez um ótimo trabalho. E eu amo Trevor Rabin também!
Vi essa formação quando eles foram ao Rock In Rio em 1985. Também tive a oportunidade de ver o show solo de Chris Squire quando morei em Phoenix nos anos 90. Ele tocou em um local muito pequeno com Alan White na bateria – foi fantástico! Eu os vi todos tocando juntos novamente na Union Tour e foi tão inspirador ver que eles conseguiram deixar qualquer animosidade de lado e simplesmente subir no palco para tocar.
O Sepultura realmente tocou com o Yes no Sweden Rock Festival em 2003, e tivemos o privilégio de estar no mesmo avião. Conversei com Jon Anderson e Rick Wakeman, e tiramos fotos. Eles foram tão legais. Estávamos em palcos diferentes – mas pelo menos posso dizer que tocamos com o Yes!"
Além da influência artística, Andreas Kisser pode se orgulhar de ter outro paralelo com Steve Howe. Ambos não eram os guitarristas originais de suas bandas e acabaram assumindo a linha de frente com o passar dos anos. Também se tornaram referências em seus gêneros pela versatilidade no vocabulário musical em comparação a outros guitarristas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Os erros e acertos do Bangers Open Air 2026, segundo canal Detector de Metal
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
Rob Dukes lembra idiotices antes da sobriedade: "um mix de David Lee Roth e Hulk Hogan"
Keith Richards descarta shows dos Rolling Stones ainda em 2026
Eddie Vedder anuncia atrações do Ohana Festival 2026
Banda iraniana foi condenada pela Lei da Sharia por tocar metal e caso chocou o mundo do rock

O disco do Sepultura pelo qual Derrick Green gostaria de ser lembrado
A verdadeira história da capa de "Roots", clássico do Sepultura que mudou o metal mundial
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
Derrick Green prepara nova banda para o pós-Sepultura e promete mistura de peso e melodia
Primeiro disco do Soulfly traz doses de "desespero", segundo Max Cavalera
A música do Soulfly que "flerta" com o Tool, segundo Max Cavalera
Ricardo Confessori cobra coerência do Sepultura e alerta para erro na turnê de despedida
O riff simples que tirou Max Cavalera do sério e o fez quebrar guitarra
A resposta do Sepultura quando insistiram para saber exatamente quanto ganhavam
Metal Brasileiro: 10 bandas recomendáveis fora o Sepultura


