Clem Burke/Elvis Ramone, baterista do Blondie, morre aos 70 anos
Por João Renato Alves
Postado em 07 de abril de 2025
Morreu aos 70 anos o baterista Clem Burke. A informação foi confirmada pelo Blondie, banda com a qual se destacou, em mensagem nas redes sociais. Ele enfrentava um câncer. Também foi integrante do The Romantics entre 1990 e 2004.

Outro momento curioso da carreira foi o breve período em que integrou o Ramones, adotando o codinome Elvis Ramone e substituindo Richie Ramone. Fez apenas dois shows com a banda, ambos nos Estados Unidos: 28 de agosto de 1987 em Providence, Rhode Island; e na noite seguinte em Trenton. Nova Jersey. Logo a seguir, Marky Ramone reassumiu a função.
Diz a nota:
"É com profunda tristeza que transmitimos a notícia do falecimento do nosso querido amigo e companheiro de banda Clem Burke, após uma batalha particular contra o câncer.
Clem não era apenas um baterista; ele era o coração do Blondie. Seu talento, energia e paixão pela música eram inigualáveis, e suas contribuições para o nosso som e sucesso são imensuráveis. Além de sua musicalidade, Clem foi uma fonte de inspiração dentro e fora do palco. Seu espírito vibrante, entusiasmo contagiante e ética de trabalho sólida como uma rocha tocaram todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.
A influência de Clem se estendeu muito além do Blondie. Um autoproclamado ‘sobrevivente do Rock & Roll’, ele tocou e colaborou com vários artistas icônicos, incluindo Eurythmics, Ramones, Bob Dylan, Bob Geldof, Iggy Pop, Joan Jett, Chequered Past, The Fleshtones, The Romantics, Dramarama, The Adult Net, The Split Squad, The International Swingers, L.A.M.F., Empty Hearts, Slinky Vagabond e até mesmo as Go-Go's. Sua influência e contribuições abrangeram décadas e gêneros, deixando uma marca indelével em cada projeto do qual ele participou.
Estendemos nossas mais profundas condolências à família, amigos e fãs de Clem ao redor do mundo. Seu legado viverá através da tremenda quantidade de música que ele criou e das inúmeras vidas que ele tocou. Enquanto navegamos por essa perda profunda, pedimos privacidade durante este momento difícil. Boa viagem, Dr. Burke.
Debbie, Chris e toda a família Blondie"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
4 candidatas a assumir os vocais do Arch Enemy após a saída de Alissa White-Gluz
Jeff Scott Soto se manifesta sobre saída de Fabio Lione do Angra
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Show do Angra no Bangers Open Air será dividido em três atos
Clem Burke, do Blondie, virou cobaia de universidade e mostrou que baterista é atleta
Apesar de ter um novo disco, Debbie Harry não sabe se o Blondie voltará à estrada
A canção punk que Frank Zappa adorava, e que talvez não seja tão punk assim
Em 11/05/1981: Bob Marley morre, vítima de um tumor no cérebro
Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS


