Brian May relembra como construiu sua lendária guitarra de forma caseira com seu pai
Por André Garcia
Postado em 22 de maio de 2025
Tem guitarristas que são sinônimo de seu modelo favorito: Jimi Hendrix com a Stratocaster, Slash com a Les Paul, Tony Iommi com a SG... Certos guitarristas tem uma coleção de guitarras todas do mesmo modelo — tipo o guarda-roupas da Mônica, que é cheio de vestidos vermelhos iguais.
Mas há também aqueles que, assim como Jeff Beck, vêem a guitarra como uma mera ferramenta. Para eles, ter um instrumento de estimação seria como um serralheiro ter um serrote de estimação.
Queen - Mais Novidades

E tem ainda aqueles que, assim como Brian May, possui uma guitarra com a qual tem uma relação tão profunda que praticamente usa a mesma a carreira toda. A guitarra dele, a Red Special, é literalmente única — ela não foi fabricada em massa e sim foi construída em casa de forma artesanal.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, May relembrou o nascimento da sua tão amada Red Special:
"Desde pequeno eu queria desesperadamente ter uma guitarra. Então, quando eu tinha sete anos, meus pais economizaram o que puderam pra comprar um violão — que eu tenho até hoje! Meu pai me ensinou os acordes usando o banjolele [mistura de banjo com ukulele] dele. Não demorou muito pra eu dar um jeito tornar ele elétrico e ligar em um amplificador feito em casa."

"Com dezesseis anos, eu queria muito ter uma guitarra elétrica de verdade, mas não tinha nem como a gente pagar por uma. Então, meu pai e eu começamos a construir uma."
"Eu tinha dezessete anos. Meu pai era um ótimo engenheiro eletrônico e um verdadeiro artesão, então a gente decidiu 'Bora fazer uma guitarra!' Eu não podia comprar uma Stratocaster, uma Gibson, nada disso. Então pensamos: 'Podemos construir uma guitarra — e quem sabe talvez a gente consiga até criar algo melhor do que tudo que já foi feito'."
Em entrevista para a Radio X, May respondeu às perguntas mais buscadas sobre ele no Google. As primeiras foram a respeito da construção de sua primeira guitarra:
"Minha guitarra foi feita com partes que algumas pessoas considerariam lixo. Parte é de uma antiga lareira, que é o braço, o corpo é um pedaço de carvalho que veio de uma muito antiga mesa que estava no quarto vago do meu pai. A alavanca foi feita com um pedaço de aço de baixo carbono que eu cortei, o suporte veio do cargueiro de uma bicicleta, e tem um pedaço de uma agulha de costura da minha mãe na ponta. As molas eu tirei da válvula de uma motocicleta, uma Norton 500cc, se não me engano. Ela foi feita assim porque eu não tinha dinheiro para comprar uma guitarra. Ela é assim, e ainda funciona, e ainda existe!"

Brian May hoje em dia tem um monte de réplicas de sua guitarra Red Special, mas ele usa a original sempre que possível (salvo raríssimas exceções) — tanto nos seus dias de Queen quanto em carreira solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps