O guitarrista brasileiro admirado por Marty Friedman
Por João Renato Alves
Postado em 16 de maio de 2025
Marty Friedman não é um adepto do exibicionismo de técnica sem propósito. Em entrevista ao canal Bradley Hall Guitar, via Blabbermouth, o ex-integrante do Megadeth e Cacophony, uma estrela solo no Japão, deixou claro o que o faz pensar assim após anos de virtuosismo. Ele explicou:
Marty Friedman - Mais Novidades

"Há muito tempo eu meio que superei a ideia de que é necessário ser um bom guitarrista. O importante é criar algo musical que me interesse. Sejamos francos, há bons guitarristas em todos os lugares. Mas será que vão criar uma música legal e apresentá-la de uma forma que eu queira ouvir? A técnica é meio que um dado adquirido."
Ainda assim, o instrumentista reconhece haver bons nomes. E um dos citados é "produto nacional". "Figuras como Ichika Nito são incríveis. Quem mais? Tem um monte de caras que provavelmente estou esquecendo. O Mateus Asato, do Brasil, é simplesmente um super, super guitarrista. Tem uma longa lista de caras e garotas por aí que são muito bons."
Mateus e Marty já fizeram uma parceria virtual. Em 2021, tocaram uma versão instrumental para "Don’t Dream It’s Over", do Crowded House. O resultado pode ser conferido abaixo.

Radicado nos Estados Unidos, Mateus Asato se tornou um fenômeno nas redes sociais, o que lhe rendeu trabalhos ao lado de Jessie J, Bruno Mars, Tori Kelly, Kiko Loureiro, Sandy e Luan Santana, entre outros. Em 2019 foi eleito o 9° guitarrista mais influente da década pela conceituada revista americana Guitar World.
Em 2021, anunciou em seu Instagram que daria um tempo — na época, não deixou claro se seria da rede social ou da própria carreira. A seguir, desativou sua conta na plataforma, onde contava com mais de um milhão de seguidores.

O afastamento se limitou às redes sociais, já que ao longo do ano em questão, o músico movimentou sua carreira com colaborações com Fresno, Marty Friedman e Selena Gomez + DJ Snake, entre outros. Posteriormente, ele também reativou sua conta na plataforma.
Marty Friedman vem ao Brasil nas próximas semanas para uma turnê com Kiko Loureiro, outro ex-Megadeth. Eis as datas e locais:
30/05 – Recife, Clube Internacional
31/05 – Brasília, Toinha Brasil Show
01/06 – Goiânia, Bolshoi Pub
04/06 – Belo Horizonte, Mister Rock
05/06 – Porto Alegre, Bar Opinião
06/06 – Rio de Janeiro, Sacadura 154
07/06 – São Paulo, Tokio Marine Hall
08/06 – Curitiba, Ópera de Arame

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps