Tom Angelripper (Sodom) explica por que você não deve ouvir heavy metal no smartphone
Por João Renato Alves
Postado em 20 de junho de 2025
O baixista e vocalista do Sodom, Tom "Angelripper" Such, entende que você não deve ouvir heavy metal no smartphone. O líder da banda thrash alemã explicou sua teoria durante entrevista ao Blabbermouth. Para tal, o músico se valeu de aspectos técnicos, conforme repercussão do Metal Injection.
Sodom - Mais Novidades
"O único problema é que, no final das contas, tudo é digital. Se você grava em um CD ou faz uma masterização do álbum, o engenheiro de som diz: 'No final, temos que compactar o arquivo inteiro'. Antes de masterizarmos as músicas, as guitarras eram posicionadas à esquerda e à direita, bem distantes da bateria. A produção fica totalmente aberta."
Tom se refere à riqueza sonora que é eliminada quando uma faixa é alterada para se adaptar aos alto-falantes do celular. "A maioria das pessoas ouve música no smartphone. É preciso compactá-la para conseguir ouvir as guitarras. Eu não ouço no celular. Tenho meu amplificador de alta fidelidade em casa. Quando escuto música, quero ter o melhor som possível."
Para Angelripper, não é apenas uma questão de preferência, está ligado à filosofia por trás do som do Sodom. A abordagem deles em estúdio é metódica, deliberada e, acima de tudo, analógica onde importa. É por isso que a banda gravou seu último álbum ao vivo no estúdio.
"Gravar digitalmente é barato. Testamos versões diferentes das músicas e depois decidimos quais ficam melhores quando começamos a mixar. Na minha opinião, há uma diferença significativa entre mixar a bateria e adicionar samples a ela, o que muitas bandas fazem. Eles colocam samples de caixa, efeitos de trigger nos bumbos ou adicionam algo aos tons. Eu odeio isso! Então, conseguimos um som completamente natural, que realmente prefiro. Prefiro os sons de bateria dos anos 80. Algumas bandas possuem um som especial, é meio que uma marca registrada, como o Venom. É a marca registrada deles, o som de bateria grande."
Sendo assim, não espanta que Tom procure deixar tudo o mais artesanal possível, mesmo recorrendo às tecnologias atuais. "É caro, mas quero uma bateria orgânica e autêntica. Gravamos as guitarras no computador, mas usamos microfones na frente das caixas de som, como em um show ao vivo. Sei que muitos guitarristas usam amplificadores Kemper e amplificadores de perfil. Tudo bem. Mas não é algo que eu queira."
"The Arsonist", novo álbum do Sodom, sai no próximo dia 27 de junho, via SPV/Steamhammer. Além de Tom, a formação conta com Frank Blackfire (guitarra), Yorck Segatz (guitarra) e Toni Merkel (bateria). A princípio, não haverá turnê de divulgação, já que a banda está dando um tempo nas atividades de palco.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Atualização: 32 dos 34 citados em "Nome aos Bois", do Titãs, morreram
Boris - casa lotada e público dos mais diversos para ver única apresentação no Brasil
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Guitarrista questiona hiato do Sodom; "Acho que isso é um desperdício"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"

Ex-roadie do Sepultura relembra retaliação ao Sodom e "greve de banho"
Decibel Magazine publica sua lista dos melhores álbuns de 2025
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer


