8 músicos que tocaram com o Black Sabbath e a banda solo de Ozzy Osbourne
Por João Renato Alves
Postado em 14 de julho de 2025
Após a separação do Black Sabbath original, Ozzy Osbourne se tornou um concorrente direto de sua antiga banda – e em termos de popularidade, ganhou de goleada, independente de qual você prefira. O movimento gerado pelo rompimento fez com que músicos transitassem entre os dois espectros em determinados momentos. Abaixo, listamos alguns exemplos de quem esteve em um time e no outro – incluindo meras participações especiais.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades

Tony Iommi: parecia impossível que o único membro presente em todas as formações da banda tocasse com o Madman em carreira solo algum dia. No entanto, aconteceu durante as sessões de "Patient Number 9" (2022). Uma das colaborações rendeu até mesmo um Grammy à dupla.
Geezer Butler
O baixista original do Sabbath se juntou duas vezes à banda solo do vocalista. A primeira aconteceu durante a turnê do álbum "No Rest for the Wicked" (1988). A segunda se deu nas gravações e excursão de "Ozzmosis" (1995).
Don Airey
Atual membro do Deep Purple, o tecladista conta com um currículo cheio de trabalhos com lendas do rock. Participou das gravações de "Never Say Die!" (1978), derradeiro disco da formação original do Black Sabbath. Posteriormente, acompanhou Ozzy nos primeiros anos como artista solo.

Rick Wakeman
O mago dos teclados colaborou com o Black Sabbath em "Sabbath Bloody Sabbath" (1973) – usando o pseudônimo Spock Wall. Duas décadas mais tarde, apareceu nas sessões de "Ozzmosis" (1995), do Madman.
Adam Wakeman
Um dos filhos de Rick Wakeman esteve presente nas últimas turnês tanto de Ozzy quanto do Black Sabbath. Atualmente, ainda comanda o projeto Jazz Sabbath, com releituras no estilo que lhe empresta o nome.
Bob Daisley
Responsável por escrever alguns dos maiores sucessos da carreira solo de Ozzy, o baixista teve uma breve passagem pelo Black Sabbath, gravando o álbum "The Eternal Idol" (1987). Sequer participou da turnê de divulgação.
Mike Bordin
O baterista do Faith No More integrou a banda solo de Ozzy nos anos 1990 e 2000. Em 1997, substituiu Bill Ward durante uma turnê do Black Sabbath no Ozzfest.

Tommy Clufetos
O último baterista da banda solo de Ozzy também realizou as derradeiras turnês do Black Sabbath, aparecendo em dois registros ao vivo oficiais da banda – "Live... Gathered in Their Masses" (2013) e "The End: Live in Birmingham" (2017).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps