Site americano inclui quatro álbuns de bandas brasileiras entre os maiores da história do thrash
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de agosto de 2025
O Brasil mais uma vez provou sua força no cenário mundial do metal. O site Loudwire publicou um levantamento com os melhores álbuns de thrash metal lançados ano a ano desde 1983 — e quatro registros de bandas brasileiras entraram na seleta lista: três do Sepultura e um do Soulfly.
Thrash Metal - Mais Matérias

Segundo o site, "Sepultura foi instrumental em estabelecer parte do som inicial do death metal em ‘Schizophrenia’ e borraram as linhas entre thrash e death em seu primeiro de uma série de discos clássicos, ‘Beneath the Remains’ (1989)". A publicação ainda destacou a carga política e social das letras, ressaltando o álbum como "um grito eterno do espírito humano acorrentado".
Dois anos depois, em 1991, o clássico "Arise" também foi eleito. O Loudwire comenta: "Alguns chamam ‘Arise’ de death metal, outros de thrash… o que é certo é que ele é definitivamente mais thrash do que o ‘Black Album’ do Metallica lançado no mesmo ano". Para o site, trata-se do disco que melhor sintetiza as forças do Sepultura, unindo precisão, grooves pesados e passagens mais cadenciadas.

Sepultura, Soulfly e thrash metal
Já em 2020, foi a vez de reconhecer a fase com Derrick Green nos vocais. O Loudwire afirmou que "Quadra é tão agressivo liricamente quanto musicalmente" e classificou o disco como "não apenas um momento marcante da era Green, mas um ponto alto de todo o catálogo do Sepultura".
Além do Sepultura, o Soulfly também foi lembrado, com o álbum "Ritual" (2018). O site destacou a intensidade de Max Cavalera fora da banda que o consagrou: "Este é um dos trabalhos mais viscerais de Cavalera no pós-Sepultura, com participação de Randy Blythe (Lamb of God) e Ross Dolan (Immolation)".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps