Site americano cita brasileiros entre bandas de metal que mudaram para pior
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de setembro de 2025
Um post no Reddit repercutido pelo site americano Loudwire movimentou fãs de metal ao levantar a seguinte questão: "Que banda teve uma mudança de direção que você não curtiu?" A discussão, hospedada na página In Metal We Trust, reuniu centenas de comentários e acabou citando nomes de peso do gênero — de Slipknot a Metallica, passando até pelo brasileiro Sepultura.

O autor do tópico usou o Slipknot como exemplo, afirmando que o grupo teria perdido a essência após o álbum ".5: The Gray Chapter" (2014). "Hoje parece música feita por caras inspirados em teatro musical, e não mais por sujeitos com raiva da vida atrás de máscaras assustadoras", escreveu.
Entre as respostas mais votadas, fãs lembraram do In Flames, destacando a guinada da banda depois de "Clayman" (2000). Outros citaram Opeth, cujo período de ouro, segundo eles, teria ido de "Orchid" (1995) a "Watershed" (2008). Metallica também entrou na lista, ainda que alguns tenham reconhecido que talvez não façam mais parte do público-alvo do grupo. Na lista ainda apareceram Gojira, Mastodon, Sacred Reich, Lamb of God, Whitechapel, Bring Me the Horizon e até os veteranos do Iron Maiden.
O caso do Sepultura
Entre as menções, chamou a atenção a presença do Sepultura, único representante brasileiro no debate. Para muitos fãs estrangeiros, a mudança veio após a saída de Max Cavalera, em 1996, ano do lançamento de "Roots". Desde então, a comparação entre as fases da banda gera discussões até hoje.
O jornalista Regis Tadeu, por exemplo, já afirmou que mesmo no auge, o Sepultura não chegaria à popularidade do Metallica, justamente por não fazer concessões comerciais do mesmo porte. "Certamente o Sepultura iria para um patamar acima, mas ter a popularidade do Metallica eu sinceramente não acredito", disse em 2022.
Mesmo após a ruptura, o grupo seguiu carreira sólida com Derrick Green nos vocais, enquanto Max formou projetos como Soulfly, Cavalera Conspiracy e Go Ahead and Die. Ainda assim, para parte do público internacional, a mudança de sonoridade marcou uma divisão definitiva na trajetória da banda. que mudaram para pior
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
O disco do Black Sabbath que é o preferido do jornalista Andre Barcinski
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
O pior disco do Judas Priest, segundo o Loudwire
A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
Os 5 álbuns que podem fazer você crescer como ser humano, segundo Regis Tadeu
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Ex-membros do Live pedem que vocalista pare de usar nome da banda
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita

Site americano inclui quatro álbuns de bandas brasileiras entre os maiores da história do thrash

Artista que fez capa de "Roots" considerou processo de criação um "pé no saco"
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Como o Sepultura ajudou a mudar a história de uma das maiores gravadoras da história do metal
Andreas Kisser posta foto da formação clássica do Sepultura em seu Instagram
A banda britânica que ensinou Andreas Kisser a tocar guitarra
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
Polêmica: as músicas mais controversas da história do Rock
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1986


