Guitarrista rasga o verbo e anuncia que deixará o Cradle of Filth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de agosto de 2025
A turnê latino-americana do Cradle of Filth sofreu reviravoltas inesperadas. Primeiro, a tecladista e vocalista de apoio Zoë Marie Federoff anunciou sua saída no último domingo (24), horas depois do show em São Paulo. Dois dias depois, seu marido, o guitarrista Marek "Ashok" Smerda, também confirmou que deixará a banda.
Cradle Of Filth - Mais Novidades

A decisão de Marek foi comunicada por meio de postagem compartilhada no Instagram. O músico criticou abertamente a estrutura interna do Cradle of Filth.
"Peço que respeitem minha esposa e a mim neste período de transição. Estou realmente deixando o Cradle of Filth no final desta turnê, e as razões por trás disso são conclusões que minha esposa e eu chegamos juntos muito antes desta semana. Simplesmente sentimos que o Cradle não pode garantir nosso futuro e, na verdade, até o prejudica. Entre outras razões, é muito trabalho para um salário relativamente baixo, o estresse é bastante alto e há algum tempo não sentimos que a banda realmente priorize/se importe com os membros. Foram anos de comportamento pouco profissional por parte de pessoas acima de nós que levaram à nossa decisão."

Marek afirmou ainda que deseja retirar suas colaborações dos próximos lançamentos do Cradle of Filth, incluindo a aguardada faixa com Ed Sheeran. Anunciada há anos, a música ainda não foi lançada.
"Também pedi que todas as minhas composições fossem removidas dos próximos lançamentos, incluindo a colaboração com Ed Sheeran. Essa música, para mim, já soa como uma palhaçada tola neste ponto — primeiro seria um single beneficente para crianças, depois um single comercial, depois uma faixa do próximo álbum, e agora ninguém sabe mais… simplesmente não quero mais estar envolvido, sem desrespeito algum ao Ed Sheeran."

Apesar da decisão, Marek garantiu que cumprirá os compromissos da turnê latino-americana, que segue até 9 de setembro. Ele afirmou que vai terminar a turnê com força total, pelos fãs e pelos membros da equipe.
"Vou terminar essa turnê com força total! Pelos fãs e pelos meus amigos nessa banda e equipe! É minha última viagem com o Cradle e tenho orgulho de dar o meu melhor. Estou triste por não compartilhar o palco com minha esposa nestas últimas vezes, mas respeito o motivo pelo qual ela saiu e estou feliz que nossa amiga Kelsey Peters [substituta de Zoe] tenha tido a oportunidade de brilhar."
Marek também pediu que fãs e internautas parem de especular sobre sua vida pessoal. O artista encerrou sua declaração com um alerta firme e direto.

"Enquanto isso, muitos cérebros ‘brilhantes’ da internet tentam especular sobre assuntos pessoais entre eu e Zoe — parem com isso, por favor. Estamos tentando começar um novo capítulo [...]. Isso é tudo o que tenho a dizer por enquanto. Deixem minha esposa em paz. NUNCA insultem ela ou suas escolhas na minha presença... ou então…"
Até a publicação desta nota, Dani Filth, vocalista e líder do grupo, não havia se manifestado sobre as declarações de Marek. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Integrantes abandonam o Cradle Of Filth em meio a tour
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps