"A Change of Seasons", a música épica do Dream Theater que foi excluída de "Images and Words"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de setembro de 2025
O segundo disco de estúdio do Dream Theater, "Images and Words", inseriu a banda norte-americana de metal progressivo no cenário da música pesada. Lançado em julho de 1992, o álbum combina técnica apurada, melodias envolventes e intensidade, e apresenta três faixas que se tornaram marcos da carreira do quinteto: a balada "Another Day", a épica "Metropolis - Pt. I: The Miracle and the Sleeper" e o hit improvável "Pull Me Under".
Dream Theater - Mais Novidades

"Images and Words" é uma verdadeira obra-prima, mas o álbum poderia ter em sua lista de faixas outro clássico absoluto do grupo: "A Change of Seasons". A canção, com 23 minutos de duração, foi inspirada em um drama familiar vivenciado pelo baterista Mike Portnoy, que perdeu sua mãe quando era adolescente.
Originalmente, "A Change of Seasons" faria parte de "Images and Words". Porém, a gravadora Atco Records, com quem o Dream Theater trabalhava no início dos anos 1990, vetou sua inclusão. Portnoy contou a história durante uma edição recente do UCR Podcast.
"Na última hora, a gravadora nos fez deixá-la de fora do álbum, simplesmente porque não queriam um disco com 75 minutos de duração. Eles acharam que era demais para o segundo lançamento de uma banda nova. Naquele momento, nós nem tínhamos feito sucesso ainda (...). A música acabou sendo engavetada depois de 'Images and Words', e isso partiu nossos corações."
A exclusão da faixa deixou Portnoy profundamente magoado. Além de ter sido inspirada em sua experiência pessoal, nenhuma outra música do álbum contém letras escritas por ele.
"Essa foi a minha primeira letra, e por não ter entrado em 'Images and Words', me senti meio excluído. Não escrevi nenhuma outra letra para o restante das músicas de 'Images…', porque achei que 'A Change of Seasons' estaria lá. Então, pareceu que uma parte importante da minha voz tinha sido cortada do álbum. Porque as letras, a história e o conceito de 'A Change of Seasons' são extremamente pessoais para mim. É um tema muito, muito pesado."
Eventualmente, a faixa foi lançada em setembro de 1995 no EP homônimo. Mike explicou que a música passou por alterações antes de chegar à versão final.
"A música já tinha passado por muitas mudanças. Havia a versão original com [o tecladista] Kevin Moore, e depois revisitamos para a versão do EP, já com guitarra de sete cordas e com Derek Sherinian [substituto de Moore] nos teclados. Então, meio que reinterpretamos a música para a versão que o mundo conhece hoje."
Trinta anos após seu lançamento, "A Change of Seasons' está sendo executada pelo Dream Theater nos shows da turnê do disco "Parasomnia". Como era de se imaginar, Portnoy ficou entusiasmado com a chance de tocar essa peça épica ao vivo. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O lendário cantor cuja voz leva Dave Mustaine às lágrimas
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser

Mike Portnoy diz que tocar "A Change of Seasons" nos shows do Dream Theater será especial
Mike Portnoy lamenta a morte de sua madrasta; "Ela e meu pai Howard finalmente se reuniram"
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci
John Petrucci relembra "You Not Me", música do Dream Theater escrita com Desmond Child
Mike Portnoy lamenta a morte da atriz Catherine O'Hara
Filha de Mike Portnoy detalha sua participação em "Six Degrees of Inner Turbulence"
John Petrucci fala sobre os desafios de apresentar "Parasomnia" na íntegra ao vivo
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater


