"A Change of Seasons", a música épica do Dream Theater que foi excluída de "Images and Words"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de setembro de 2025
O segundo disco de estúdio do Dream Theater, "Images and Words", inseriu a banda norte-americana de metal progressivo no cenário da música pesada. Lançado em julho de 1992, o álbum combina técnica apurada, melodias envolventes e intensidade, e apresenta três faixas que se tornaram marcos da carreira do quinteto: a balada "Another Day", a épica "Metropolis - Pt. I: The Miracle and the Sleeper" e o hit improvável "Pull Me Under".
Dream Theater - Mais Novidades


"Images and Words" é uma verdadeira obra-prima, mas o álbum poderia ter em sua lista de faixas outro clássico absoluto do grupo: "A Change of Seasons". A canção, com 23 minutos de duração, foi inspirada em um drama familiar vivenciado pelo baterista Mike Portnoy, que perdeu sua mãe quando era adolescente.

Originalmente, "A Change of Seasons" faria parte de "Images and Words". Porém, a gravadora Atco Records, com quem o Dream Theater trabalhava no início dos anos 1990, vetou sua inclusão. Portnoy contou a história durante uma edição recente do UCR Podcast.
"Na última hora, a gravadora nos fez deixá-la de fora do álbum, simplesmente porque não queriam um disco com 75 minutos de duração. Eles acharam que era demais para o segundo lançamento de uma banda nova. Naquele momento, nós nem tínhamos feito sucesso ainda (...). A música acabou sendo engavetada depois de 'Images and Words', e isso partiu nossos corações."

A exclusão da faixa deixou Portnoy profundamente magoado. Além de ter sido inspirada em sua experiência pessoal, nenhuma outra música do álbum contém letras escritas por ele.
"Essa foi a minha primeira letra, e por não ter entrado em 'Images and Words', me senti meio excluído. Não escrevi nenhuma outra letra para o restante das músicas de 'Images…', porque achei que 'A Change of Seasons' estaria lá. Então, pareceu que uma parte importante da minha voz tinha sido cortada do álbum. Porque as letras, a história e o conceito de 'A Change of Seasons' são extremamente pessoais para mim. É um tema muito, muito pesado."
Eventualmente, a faixa foi lançada em setembro de 1995 no EP homônimo. Mike explicou que a música passou por alterações antes de chegar à versão final.

"A música já tinha passado por muitas mudanças. Havia a versão original com [o tecladista] Kevin Moore, e depois revisitamos para a versão do EP, já com guitarra de sete cordas e com Derek Sherinian [substituto de Moore] nos teclados. Então, meio que reinterpretamos a música para a versão que o mundo conhece hoje."
Trinta anos após seu lançamento, "A Change of Seasons' está sendo executada pelo Dream Theater nos shows da turnê do disco "Parasomnia". Como era de se imaginar, Portnoy ficou entusiasmado com a chance de tocar essa peça épica ao vivo. Leia mais a seguir.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps