"A Change of Seasons", a música épica do Dream Theater que foi excluída de "Images and Words"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de setembro de 2025
O segundo disco de estúdio do Dream Theater, "Images and Words", inseriu a banda norte-americana de metal progressivo no cenário da música pesada. Lançado em julho de 1992, o álbum combina técnica apurada, melodias envolventes e intensidade, e apresenta três faixas que se tornaram marcos da carreira do quinteto: a balada "Another Day", a épica "Metropolis - Pt. I: The Miracle and the Sleeper" e o hit improvável "Pull Me Under".
Dream Theater - Mais Novidades

"Images and Words" é uma verdadeira obra-prima, mas o álbum poderia ter em sua lista de faixas outro clássico absoluto do grupo: "A Change of Seasons". A canção, com 23 minutos de duração, foi inspirada em um drama familiar vivenciado pelo baterista Mike Portnoy, que perdeu sua mãe quando era adolescente.
Originalmente, "A Change of Seasons" faria parte de "Images and Words". Porém, a gravadora Atco Records, com quem o Dream Theater trabalhava no início dos anos 1990, vetou sua inclusão. Portnoy contou a história durante uma edição recente do UCR Podcast.
"Na última hora, a gravadora nos fez deixá-la de fora do álbum, simplesmente porque não queriam um disco com 75 minutos de duração. Eles acharam que era demais para o segundo lançamento de uma banda nova. Naquele momento, nós nem tínhamos feito sucesso ainda (...). A música acabou sendo engavetada depois de 'Images and Words', e isso partiu nossos corações."
A exclusão da faixa deixou Portnoy profundamente magoado. Além de ter sido inspirada em sua experiência pessoal, nenhuma outra música do álbum contém letras escritas por ele.
"Essa foi a minha primeira letra, e por não ter entrado em 'Images and Words', me senti meio excluído. Não escrevi nenhuma outra letra para o restante das músicas de 'Images…', porque achei que 'A Change of Seasons' estaria lá. Então, pareceu que uma parte importante da minha voz tinha sido cortada do álbum. Porque as letras, a história e o conceito de 'A Change of Seasons' são extremamente pessoais para mim. É um tema muito, muito pesado."
Eventualmente, a faixa foi lançada em setembro de 1995 no EP homônimo. Mike explicou que a música passou por alterações antes de chegar à versão final.
"A música já tinha passado por muitas mudanças. Havia a versão original com [o tecladista] Kevin Moore, e depois revisitamos para a versão do EP, já com guitarra de sete cordas e com Derek Sherinian [substituto de Moore] nos teclados. Então, meio que reinterpretamos a música para a versão que o mundo conhece hoje."
Trinta anos após seu lançamento, "A Change of Seasons' está sendo executada pelo Dream Theater nos shows da turnê do disco "Parasomnia". Como era de se imaginar, Portnoy ficou entusiasmado com a chance de tocar essa peça épica ao vivo. Leia mais a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air divulga as primeiras atrações da edição 2027
As bandas clássicas e nem tanto que estarão no novo game dos criadores do Guitar Hero
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A melhor música do Anthrax de todos os tempos, segundo Scott Ian
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
Após revelar primeiras atrações, Bangers Open Air abre venda de ingressos; veja os preços
Cinco bandas europeias de Heavy Metal que merecem mais atenção no Brasil
Copenhell vem aí com 76 bandas em 4 dias de shows; veja o line-up aqui
Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Ouça Sebastian Bach cantando "Man on the Silver Mountain" em tributo ao Rainbow
Gangrena Gasosa, Hatefulmurder e Facing Fear no Heavy Beer

Mike Portnoy diz que tocar "A Change of Seasons" nos shows do Dream Theater será especial
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Filho de Mike Portnoy recria linhas de bateria para música do Led Zeppelin
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida


