Quando o baterista do Roupa Nova socorreu músico do Genesis em plena turnê brasileira
Por Bruce William
Postado em 05 de setembro de 2025
Conforme publicou o site Tenho Mais Discos Que Amigos, a turnê brasileira de Steve Hackett, lendário guitarrista e ex-integrante do Genesis, quase ficou comprometida em 1993. O problema surgiu no Rio de Janeiro, quando o jovem baterista da banda, então com apenas 18 anos, se machucou surfando em Ipanema e deslocou o ombro. Com isso, os dois shows em São Paulo ficaram sob risco de cancelamento.
Genesis - Mais Novidades

A solução veio de um nome improvável: Serginho Herval, baterista e vocalista do Roupa Nova. Foi ele quem recebeu a ligação de Steve Albert, responsável pela turnê no país. "Serginho, você pode socorrer o Steve?", contou o músico em entrevista ao canal Braba, no YouTube, com transcrição feita pelo TMDQA.
Sem tempo para ensaiar, Herval passou a madrugada ouvindo uma fita cassete com o repertório, fazendo anotações para entender como as músicas seriam apresentadas no palco. "Saber tocar, a gente sabe. Agora, como eles tocam no show, que música é essa, como interligam? Esse era o problema. Mas eu conhecia o catálogo do Steve e o do Genesis de ponta a ponta", recordou.

A primeira vez em que tocou com o grupo foi já em São Paulo, poucas horas antes do espetáculo, durante a passagem de som. O início não podia ser mais desafiador: um medley de clássicos do Genesis. Mas a confiança falou mais alto. "Acertei a primeira canção, aí relaxei e o resto foi. Me saí bem, graças a Deus", disse Herval.
O desempenho impressionou Hackett e sua equipe, garantindo a realização dos shows e transformando aquele improviso em uma amizade duradoura. "A gente fala às vezes por telefone, mas quase nunca consigo ver um show dele porque o Roupa tá sempre na estrada", contou Serginho.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps