O álbum de rock progressivo adorado por um integrante do Sex Pistols; "absurdamente divertido"
Por Bruce William
Postado em 01 de setembro de 2025
O discurso mais comum sobre o punk britânico dos anos 70 é que ele nasceu como reação direta ao rock progressivo. Enquanto as bandas de prog criavam obras longas, cheias de complexidade e viagens temáticas, os punks preferiam músicas curtas, rápidas e com impacto imediato. Em teoria, não havia ponto de contato entre os dois universos.
Sex Pistols - Mais Novidades
Mas até mesmo dentro dessa aparente oposição, existiam exceções. John Lydon, o icônico vocalista dos Sex Pistols, sempre fez questão de afirmar sua admiração pelo Jethro Tull, especialmente pelo disco "Aqualung", de 1971. Para ele, a força do álbum não estava apenas na música, mas também na postura excêntrica de Ian Anderson no palco.
"'Aqualung' eu adoro", declarou Lydon em entrevista da Classic Album Review, com transcrição da Far Out. "As estripulias de Ian Anderson eram hilárias, ele levou a pompa a outro nível, ficou absurdamente divertido... Era medieval e moderno ao mesmo tempo, e ele tocava flauta como eu nunca tinha ouvido na vida."
Não era o tipo de referência que se esperava de alguém associado ao grito "no future", mas mostra que o punk não era tão restrito quanto parecia. A cena que se vendia como iconoclasta também absorvia influências do glam, do rock dos anos 60 e até de trabalhos progressivos como o do Jethro Tull.
O próprio Ian Anderson comentou a ligação em entrevista à Magnet em 2018: "Mais de uma vez, Johnny Rotten citou que 'Aqualung' foi uma enorme influência para ele como jovem aspirante a músico. As pessoas querem dividir tudo em caixinhas, mas no mundo real somos capazes de pensar através de um espectro muito mais amplo de gêneros."
Esse espectro foi determinante. Se Lydon não tivesse se encantado por um disco como "Aqualung", talvez sua trajetória musical tivesse seguido outro rumo. E, considerando o peso que os Sex Pistols tiveram para o punk britânico, é curioso pensar que uma das sementes desse movimento veio justamente de um álbum de rock progressivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
Youtuber alega que guitarrista japonês viral dubla execuções e seria "uma farsa"
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
Guitarrista ficou mais surpreso com David Coverdale sair das redes sociais do que com aposentadoria
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira


O guitarrista que recusou os Rolling Stones e trabalhou com os Sex Pistols
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
A melhor música da história do punk rock, de acordo com o Heavy Consequence
As 10 maiores estreias do rock na década de 70, de acordo com a Classic Rock
Sete canções de Rock que citam a Rainha Elizabeth II na letra


