O instrumento musical que mais liga o Brasil inteiro, segundo Humberto Gessinger
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de outubro de 2025
Em recente entrevista ao canal Music Es Un Voyage, o músico e compositor Humberto Gessinger refletiu sobre o poder de conexão da música brasileira e revelou qual instrumento, em sua opinião, é capaz de unir o país de ponta a ponta: o acordeão.
Durante a conversa, Gessinger falava sobre a gravação de "Paraibah", uma nova canção - feita em parceria com Chico César - quando destacou o papel simbólico e afetivo do instrumento. Segundo ele, o acordeão é um ponto de encontro entre as diferentes sonoridades e culturas regionais do Brasil.

"Tinha uma coisa nessa música que tem um instrumento que liga Sul, Nordeste - acho que Brasil inteiro, talvez - que é o acordeão. Talvez seja o instrumento que mais liga, né?", afirmou.
Na entrevista, o ex-líder dos Engenheiros do Hawaii contou que chegou a pensar em adicionar o instrumento na gravação, imaginando uma ponte sonora entre Dominguinhos e o acordeonista gaúcho Luiz Carlos Borges.
"Eu disse: 'bah, de repente, em vez de ficar nessa onda minimalista, se botar um acordeão aqui que faça essa liga do Dominguinhos pro acordeão gaúcho do Luiz Carlos Borges, poderia ser perfeito'." Gessinger explicou que a ideia acabou sendo deixada de lado para manter a canção em uma atmosfera mais simples e direta, mas o raciocínio revela sua visão ampla sobre a música brasileira.
Humberto Gessinger e "Paraibah"
Neste mesmo contexto, Humberto Gessinger declarou que Chico César representa "a linhagem mais rica da MPB", e o elogio ganhou forma na canção "Paraibah", lançada em abril. A faixa marca o primeiro encontro musical entre os dois artistas, unindo a poesia de Chico à sensibilidade melódica de Gessinger, com participação do baixista Rubem Farias.
Gravada de maneira acústica e minimalista em Estocolmo, "Paraibah" surgiu de uma troca de mensagens no Natal, quando Chico enviou versos que inspiraram Gessinger a compor junto. "Ele me mandou uns versos lindos, que abriram uma porta", contou o músico gaúcho.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Alissa White-Gluz surpreende ao ser anunciada como nova vocalista do Dragonforce
Deep Purple anuncia "Splat!", novo álbum descrito como o mais pesado em muitos anos
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
Vinheteiro detona Sepultura: "É fezes com sangue oculto. Não consigo reconhecer as notas"
Dave Mustaine gastou 500 dólares por dia com drogas durante cinco anos
A música do Judas Priest que carrega todos os elementos do metal, segundo K.K. Downing
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
Livro "1994, Um Ano Monstro" descreve uma verdadeira saga para ir ao Monsters Of Rock
A melhor música do Nightwish, segundo leitores da Metal Hammer
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
As bandas que fizeram Alexi Laiho se tornar fã de heavy metal
Bangers Open Air 2026 - o melhor festival de Rock e metal do Brasil?
Por que Jimmy London do Matanza não gosta de Megadeth, segundo o próprio
Zakk Wylde anuncia atrações para a edição 2026 do seu festival, Berzerkus
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
O artista que representa a linhagem mais rica da MPB, segundo Humberto Gessinger
A crítica de Humberto Gessinger ao futebol atual: "As pessoas ganham dinheiro com burrice"


