Jornalista brasileiro lança livro com bastidores de entrevistas com lendas do rock e do metal
Por Bruce William
Postado em 26 de novembro de 2025
O jornalista e crítico musical Henrique Inglez de Souza, nome conhecido da imprensa rock/metal no Brasil, está lançando o livro Alto Volume: Bastidores e Conversas com Ícones do Rock/Metal Mundial, já disponível em pré-venda. A obra reúne histórias, curiosidades e episódios colhidos ao longo de mais de vinte anos de atuação em algumas das principais revistas especializadas do país.

Ao longo da carreira, Henrique foi um dos principais repórteres da revista Guitar Player, redator-chefe da clássica Rock Brigade e editor da Bass Player, além de colaborar com veículos como Rolling Stone, Bizz e Revista da MTV. Esse convívio direto com artistas, assessorias e cenas musicais é o material de origem que agora ganha forma em livro.
Em Alto Volume, o autor revisita entrevistas e encontros com 31 personagens de peso, misturando bastidores, impressões pessoais e trechos inéditos de conversas que ficaram fora das edições originais. Entre os retratados estão nomes como Ozzy Osbourne, Lemmy Kilmister, Slash, Ronnie Wood, Paul Stanley, Gene Simmons, Jason Newsted e Peter Frampton, entre outros músicos que ajudaram a moldar a história do rock e do heavy metal.
Nas 330 páginas do livro, o leitor acompanha situações inusitadas, momentos mais íntimos do processo criativo e detalhes que só aparecem quando o entrevistado esquece o "modo press-release" e fala com mais naturalidade. Sobre a proposta da obra, Henrique comenta: "Reuni algumas experiências incríveis que tenho tido até aqui. Tentei trazer minhas impressões sobre cada um dos caras que entrevistei. Algo que reduza um pouco a distância público-artista. (…) Enfim, é um combo de curiosidades com detalhes biográficos. Uma leitura para quem ama música e vem sentindo falta desse tipo de abordagem. No fundo, vejo meu livro como uma celebração ao bom jornalismo musical."
O livro é uma publicação independente e será lançado por meio de um modelo de pré-venda. Até o dia 5 de dezembro, Alto Volume: Bastidores e Conversas com Ícones do Rock/Metal Mundial pode ser adquirido por valor promocional diretamente com o autor. Interessados podem solicitar o livro pelo e-mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Daniel Erlandsson comenta a "treta" entre Kiko Loureiro e o Arch Enemy
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Max Cavalera revela o maior mal-entendido sobre sua saída do Sepultura
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Vocalista admite ter pedido demissão do Journey antes da atual turnê
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
O disco que define o metal, na opinião de Amy Lee, vocalista do Evanescence
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
Angra e Shaman são muito famosos na Europa? Alírio Netto, que mora lá, responde
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
A banda nova de metal que Bruno Valverde está ouvindo: "Eles são diferenciados"
Como o Iron Maiden, sem querer, mudou o black metal para sempre


Guitar Hero: veja como o jogo desgraçou uma geração inteira
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 2009
Freddie Mercury: a descoberta do vírus em 1987


